A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Néri Emilio Soares UFG
  • Lívia Freitas Fonseca Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.23916

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, currículo, pesquisa e educação física

Resumo

O presente estudo tem o objetivo analisar o lugar da pesquisa no currículo de um curso de formação inicial de professores de Educação Física para a Educação Básica. Foram utilizados como instrumentos de levantamento de dados a análise documental, o questionário, a entrevista semi-estruturada e o grupo focal. Foi compreendido que a pesquisa possui uma indicação de inclusão em todas as disciplinas. Os interlocutores reconheceram a existência da inclusão da pesquisa no currículo do curso de licenciatura em Educação Física da instituição. Também ressaltaram que esse processo apresenta limites e possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Néri Emilio Soares, UFG

Graduado em Educação Física (2001) e especialista em Educação Física Escolar (2004) pela Universidade Estadual de Goiás. Mestre em Educação (2010) e Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília. Atua na área Educação, e tem realizado pesquisas abordando as seguintes temáticas: Educação Física, Educação Profissional, Políticas Públicas Educacionais, Currículo e Formação de Professores.

Lívia Freitas Fonseca Borges, Universidade de Brasília

Doutora Professora Adjunta da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia e História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Ex-Diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa: Currículo: Concepções Teóricas e Práticas Educativas. Tem experiência na área de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de profissionais da educação, pedagogia e educação superior.

Downloads

Publicado

2012-04-26

Como Citar

SOARES, N. E.; BORGES, L. F. F. A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 169–186, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.23916. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23916. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.