UMA ABORDAGEM CORPORAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE

Atos Prinz Falkenbach

Resumo


O presente artigo possui como foco principal a reflexão da ação e postura técnica do profissional da área da saúde nas relações humanas. Parte da premissa que a concepção de corpo e o entendimento dos paradigmas do desenvolvimento humano determinam a forma de intervenção e utilização das técnicas aprendidas nas relações interpessoais. A partir das reflexões sobre o corpo, que esclarece não haver diferença da forma profissional da forma pessoal de concebê-lo, ou seja, que a forma pessoal, o self, está presente nas ações profissionais, busca-se refletir uma abordagem corporal na formação do profissional da saúde focalizando dois aspectos principais. De um lado, entender o gesto humano consciente, racionalizado, juntamente com o gesto inconsciente, por outro, a subjetividade da corporeidade. A temática em questão pretende resgatar o sentido natural e humano das intervenções profissionais partindo de uma formação que amplia o autoconhecimento, apurando a sensibilidade sobre si e sobre o outro.

 

The present article has, as the main point, the reflection of the action and the technical position of the professional of the health area in the human relationship. It carnes from the idea that the body conception and the understanding of the human developing concepts determines the intervention way and the using of techniques learnt by the personal relationship. Since the body reflections means to have no difference between professional and personal way to conceive it and by the way the personal manner "the self" is presenting in the professional actions, a reflection is tried to be made on the body approch given a special focus in two main aspects. First, learning the human gestures in a concious and relational way added to the unconcious gestures. Afterwards, understanding the body subjettivity. These theme question has the purpose of obtaining the natural and human sense of professional interferences coming from a special formation which enlarge the self learning centered in the sensibility about himself and about someboddy else


Palavras-chave


Formação pessoal. Corpo. Totalidade. Profissional da área da saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2383

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment