SOCIEDADE, CULTURA E SAÚDE: MOTIVAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER

Autores

  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo dos Santos Oliveira Universidade Federal da Paraíba/ Faculdade Maurício de Nassau
  • Priscilla Pinto Costa da Silva Universidade Federal da Paraíba/ Faculdade Maurício de Nassau
  • Bruno Medeiros Roldão de Araújo Universidade Federal de Campina Grande
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal de Campina Grande
  • Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.22560

Palavras-chave:

Atividades de lazer. Promoção da saúde. Motivação.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar os fatores motivacionais que influenciam os atores sociais a utilizarem os espaços públicos de lazer. Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo, com abordagem qualitativa, realizada com 80 frequentadores do Parque da Jaqueira e Calçadão de Boa Viagem, da cidade de Recife-PE. A apreciação dos dados se deu através da análise de conteúdo. Os resultados indicam os fatores motivacionais para se frequentar os espaços públicos de lazer estão relacionados à busca por hábitos saudáveis e à interação social. Portanto podem proporcionar aos seus usuários qualidade de vida, satisfação e bem estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2016). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-graduação Strictu Senso em Educação Física UPE / UFPB (2011). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Integrante dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de estudos e pesquisa em lazer, esporte e cidade- GEPLEC, da UFPR e do HCEL da UFBA. Atua em pesquisas relacionadas ao lazer, cidade, idoso, esporte, gestão, escola, educação física escolar e estágio supervisionado em educação física. A partir do ano 2016 a autora passou a utilizar o sobrenome Costa Rodrigues.

Leonardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/ Faculdade Maurício de Nassau

É graduado em Educação Física pela UFPB (2004-2008), mestre em Educação Física pela UPE/UFPB (2009-2011) e doutorando em Educação Física pela UEM/UEL (2015-atual). É membro do Grupo de Pesquisa Neurociências Motoras (NEMO) pela UEL, do Laboratório de Cineantropometria e Desempenho Humano (LABOCINE/CNPq) pela UFPB e, também, do grupo de Avaliação da Performance Humana pela UPE. Atua, especialmente, nos temas ligados à Avaliação do Desempenho Humano, Cineantropometria, Voleibol, Comportamento Motor e Biomecânica do Esporte. 

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal da Paraíba/ Faculdade Maurício de Nassau

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE / UFPB (2011), e Doutorado pelo mesmo programa (2016). Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande no Norte - UFRN. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em estudos socioculturais, lazer e aventura.

Bruno Medeiros Roldão de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (UAEDUC/CDSA "Campus Sumé"). Doutor em Educação Física. Realizou Doutorado e Mestrado na área de concentração "Cultura, Educação e Movimento Humano" pelo Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física - PAPGEF UPE / UFPB, vinculado à Linha de Pesquisa "Estudos Socioculturais em Educação Física" na Universidade de Pernambuco - UPE, Recife-PE, com Doutorado Sanduíche na Université de Strasbourg, França. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioculturais: o indivíduo em Educação Física e Desporto (GEPSC) da ESEF-UPE e do Grupo de Pesquisa de Didática dos Conteúdos Específicos (NUDCE) do CDSA/UFCG. Pesquisador da Rede CEDES na Paraíba. Professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - ProfSocio (CDSA/UFCG). Principais interesses para pesquisas: tecnologias e motricidade humana, virtualização corporal e esportiva, influência das mídias eletrônicas na cultura corporal de movimento, sociologia do corpo, mídia, políticas públicas de esporte e lazer, sociologia do esporte, filosofia do esporte, recreação e lazer, inclusão, psicologia do esporte e interdisciplinaridade.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas, Universidade de Pernambuco

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais e Bacharel em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós-graduação em Gerenciamento de Capacitação do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural; pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE; em Training Administration for Trainers - University Of Connecticut; Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Educação Física - pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (apostilado pela Universidade de São Paulo;Pós-doutorado pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto. É Professor Associado da Universidade de Pernambuco - Escola Superior de Educação Física. Atua na Graduação e na Pós-graduação Lato e Stricto Sensu ( Mestrados Associados de Educação Física da Universidade de Pernambuco/ Universidade Federal da Paraíba; e no de Enfermagem da Universidade de Pernambuco/ Universidade Estadual da Paraíba; e no Doutorado da UPE/UFPB. Ministra aulas nas áreas da Educação Física e Enfermagem com ênfase nas Sociologias do Desporto,do Corpo, das Emoções e da Saúde; bem como no campo metodológico da pesquisa qualitativa na Pós-graduação stricto sensu.

Downloads

Publicado

2012-01-05

Como Citar

SILVA, E. A. P. C. da; OLIVEIRA, L. dos S.; SILVA, P. P. C. da; ARAÚJO, B. M. R. de; CAMINHA, I. de O.; FREITAS, C. M. S. M. de. SOCIEDADE, CULTURA E SAÚDE: MOTIVAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO DE LAZER. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 171–188, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.22560. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/22560. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais