PERFIL DO NÍVEL DE ANSIEDADE-TRAÇO PRÉ-COMPETITIVA DE ATLETAS DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Saray Giovana dos Santos UEM
  • Suely Alves Pereira UEM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2238

Palavras-chave:

Ansiedade-traço pré-competitiva. Esportes coletivos. Esportes individuais.

Resumo

Este estudo analisa o nível de ansiedade-traço pré- competitiva, entre atletas do sexo masculino praticantes de judô, atletismo, handebol e voleibol. Participaram do estudo 30 atletas paranaenses de cada modalidade, avaliados mediante o SCAT (Sport Competition Anxiety Test) de Martens. Encontrou-se nível médio e média alta de ansiedade,-diferença estatisticamente significativa (d.e.s.) no nível de ansiedade entre os adolescentes e adultos dos esportes individuais; nenhuma d.e.s. entre os adolescentes e adultos do mesmo esporte coletivo,-d.e.s. entre adolescentes e adultos de esportes coletivos,- nenhuma relação entre o nível de ansiedade e a idade. Entretanto, o tipo de modalidade esportiva parece ter forte influência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saray Giovana dos Santos, UEM

Professora Ms. do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. Av. Colombo, 5790, Maringá - Paraná.

Suely Alves Pereira, UEM

acadêmica do Curso de Educação Física da UEM. Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - Paraná.

 

Downloads

Publicado

1997-08-24

Como Citar

SANTOS, S. G. dos; PEREIRA, S. A. PERFIL DO NÍVEL DE ANSIEDADE-TRAÇO PRÉ-COMPETITIVA DE ATLETAS DE ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS DO ESTADO DO PARANÁ. Movimento, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 3–13, 1997. DOI: 10.22456/1982-8918.2238. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2238. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais