CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Renata Marques Rodrigues, Zenólia Campos Figueiredo

Resumo


Trata de um artigo que busca compreender como a professora de Educação Física constrói suas identidades, considerando as experiências relacionais vivenciadas por ela com a organização da instituição em que trabalha, com os sujeitos adultos e com as crianças, no contexto da educação infantil. Construímos uma análise da narrativa de uma professora de educação física atuante na educação infantil, buscando trabalhar com alguns conceitos do campo da socialização profissional. Discutimos as identidades docentes como uma das identidades possíveis constitutivas do sujeito no campo profissional, o que evidencia as múltiplas pertenças desse sujeito a campos familiares, políticos, sociais, profissionais.


Palavras-chave


Identidade Docente. Educação Física. Educação Infantil

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.20377

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment