A PRÁTICA DO HANDBOL NA CULTURA FÍSICO-ESPORTIVA DE ESCOLARES DO RIO DE JANEIRO

Nadia Lima da Silva, Marcos Santos Ferreira, Vanessa Cerqueira Pasko, Helder Guerra de Resende

Resumo


Este estudo decorre do mapeamento da culturafísico-esportiva de uma amostra representativa de estudantesmatriculados no último ano do ensino fundamental das escolasda rede municipal do Rio de Janeiro, cujo objetivo foi verificaro nível de adesão à prática do handebol nas aulas de EducaçãoFísica e no lazer. O handebol é a terceira atividade físicoesportivamais praticada na escola pelos estudantes,sobretudo do grupo feminino. Essa popularidade, ao mesmotempo em que está aquém do sugerido por especialistas edirigentes esportivos, faz do handebol uma atividadetipicamente escolar, dada sua reduzida prática nos espaços etempos não escolares.

Palavras-chave


Educação Física. Ensino fundamental. Handebol.

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.19027

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment