CAMPEONATO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA VISUAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Afonsa Janaína Silva Rua Pedro Vieira da Silva, 144 Apto D33 Jardim Santa Genebra - Campinas/SP Cep 13080570
  • Edison Duarte Faculdade de Educaçao Física Universidade Estadual de Campinas
  • José Julio Gavião Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.18897

Palavras-chave:

Educação Física. Portadores de deficiência visual. Esportes

Resumo

A Educação Física representa um importante meiopara o desenvolvimento global do aluno com deficiência, porproporcionar o reconhecimento dos limites e possibilidadesdo "corpo" junto ao convívio social. Objetivou-se neste estudoanalisar as concepções dos professores de educação físicasobre a participação de alunos com deficiência visual empráticas relacionadas à educação física. Os professoresapesar de conscientes do processo de inclusão possuemdúvidas sobre suas implicações e articulação de seusconhecimentos para atuar. Uma Educação Física de qualidadenecessita verificar e potencializar o conhecimento que permeiaos professores, constituindo assim uma atuação adequada atodos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonsa Janaína Silva, Rua Pedro Vieira da Silva, 144 Apto D33 Jardim Santa Genebra - Campinas/SP Cep 13080570

Licenciada (2005) e Bacharel (2008) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora de Pilates Estúdio e Taekwondo na Academia Harmonia ( Campinas) e Professor Auxiliar - Mestre da Universidade São Francisco de Bragança Paulista e Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, Iniciação ao Esporte (Ginástica Artística e Taekwon-Do) e Educação Física Escolar. Atuando principalmente nos seguintes temas: pessoas com necessidades especiais, esporte educacional, deficiência visual, educação física escolar.

Edison Duarte, Faculdade de Educaçao Física Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em Biologia e Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de saúde, com ênfase em Anatomia e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, "imagem corporal", deficientes, "educação física" e criança.

José Julio Gavião Almeida

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas; Coordenador da Comissão Científica da Academia Paraolímpica - CPB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência visual, orientação e mobilidade, educação física escolar e Lutas.

Downloads

Publicado

2011-07-17

Como Citar

SILVA, A. J.; DUARTE, E.; ALMEIDA, J. J. G. CAMPEONATO ESCOLAR E DEFICIÊNCIA VISUAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 37–55, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.18897. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18897. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais