APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE LEV SEMENOVITCH VIGOTSKI NO ÂMBITO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Taiza Daniela Seron, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Silvana Calvo Tuleski

Resumo


Investiga como se deu a apropriação dos conceitosde Vigotski em trabalhos científicos publicados na área daeducação física entre os anos de 1990 a 2007, no sentido deverificar quais conceitos foram utilizados e de que forma foramincorporados. Seleciona, para o estudo, três revistas da área:Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Movimento e Revistada Educação Física/UEM. O trabalho é bibliográfico e ametodologia de análise é o materialismo histórico-dialético. Osresultados apontaram que é preciso avançar nos estudossobre Vigotski, no sentido de potencializar pesquisasacadêmicas de maior rigor epistemológico.


Palavras-chave


Psicologia Histórico-Cultural. Epistemologia. Pesquisas. Educação Física.

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.17158



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment