FENOMENOLOGIA, MOVIMENTO HUMANO E A EDUCAÇÃO FÍSICA.
Resumo
A fenomenologia tem como princípio fundamental o “retorno as coisas próprias” isto é voltar ao mundo pré-reflexivo, ou ainda, ao próprio sujeito do conhecimento. Este artigo tem como objetivo, mostrar que a fenomenologia como fundamentação filosófica, contribui para ampliar o entendimento do movimento humano como fator significativo para o ser humano. A teoria fenomenológica possibilita compreender o movimento humano como um diálogo entre homem e o mundo, considerando o mundo vivido das pessoas como um caminho fundamental para a construção de uma gama de oportunidades significativas para que o homem crie e recrie seus movimentos. Este movimento possui as características fundamentais para o processo educativo, onde o ser humano tem participação efetiva em sua construção.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-BRDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.16075
Direitos autorais
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

