A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA: INVESTIGAÇÃO AÇÃO PARA O DESENHO DE PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Teresa Lleixà, Miguel Angel Torralba, Sergio Roberto Abrahão

Resumo


No momento atual, de consolidação do currículo de competências, temos a oportunidade de repensar a avaliação.  Com o objetivo de construir e validar procedimentos de avaliação de competências em Educação Física para a Educação Primária, uma equipe de professores universitários, juntamente com um grupo de professores de escola primária, utilizamos um método de investigação-ação. Ao longo deste artigo, apresentamos o processo desenvolvido que será confrontado com as características de uma boa avaliação de competências. Entre estas características destacamos: estabelecer situações problemáticas; permitir a integração e transferência de aprendizagem; aplicar a resposta em contextos diferentes.


Palavras-chave


Educação Física. Avaliação. Educação Baseada em Competências. Ensino Fundamental

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.12740



 

 


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