EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTES: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO LÚDICO

Atos Falkenbach, Betina Stampe

Resumo


O presente artigo descreve o "Projeto Criança Marista", ação interdisciplinar que se utiliza das atividades lúdicoeducativas, do movimento, jogos e exercícios, em psicomotricidade relacionai (Educação Física), da expressão gráfica, desenhos, pinturas e modelagens em Educação Artística, visando a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Ao mesmo tempo que descreve a ação de caráter educativo-preventiva, com as crianças do projeto, aborda e reflete o espaço das disciplinas de Educação Física e de Educação Artística no contexto escolar atual, a partir do problema da disciplina formal de Vygotsky. Estuda, analisa, reflete e propõe, com base em ações concretas, temas como relação professor-criança, sentido e significado das aprendizagens e ações integradas em atividades educativas. Esses componentes visam o exercício nas práticas educativas dos professores para a importância da compreensão e leitura sobre a fantasia infantil, reconhecendo o componente simbólico, imaginário presente nas ações criadoras da criança, como ponto de partida para a construção do conhecimento e estruturação do seu papel social.

 

The article describes "The Marista Child Project". The purpose of the project is to provide the children's knowledge and development through ludical-educational activities in Phisical Education and Arts. Here are some activities: movement, games, exercises envolving the psychomotive power, graphical expression, pictures, drawings and paintings. The activities which have been doing suggest the importance the Phisical Education and Arts in the school today, considering Vygotskys problems in formal discipline. The project makesreflections, studies, analyses and thinks about the relationship between child-teacher, the meaning of learning, the interdisciplinary in the educative action to improve the better understanding between children's fantasy and reality. It also recognizes the simbolic components and imagination which are in everything the children do. These children's actions propose the knowledge.


Palavras-chave


Psicomotricidade relacional. Atividades lúdicas. Educação física. Educação artística. Interdisciplinaridade. Desenvolvimento e aprendizagem infantil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11781



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment