A ANÁLISE DE CONTEÚDO COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS NUMA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Marcelo Soares Tavares de Melo, Maria Eliete Santiago

Resumo


Muitas vezes, em livros e periódicos, se dá menor ênfase à elucidação da metodologia investigativa, favorecendo o não reconhecimento dos procedimentos e instrumentos de coleta e análise dos dados como construto da elaboração do pesquisador. Neste artigo, apresentamos uma reflexão acerca de uma das fases da metodologia científica, focalizando a análise de conteúdo categorial temática como uma das formas de tratamento dos dados. Tomamos como exemplo, para discutir e fundamentar o ato de pesquisa, uma investigação desenvolvida no âmbito da Educação Física escolar, na intenção de colaborarmos na consolidação da rigorosidade científica das pesquisas nessa área.


Palavras-chave


Metodologia científica; Pesquisa qualitativa; Análise de conteúdo; Educação Física escolar

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11546

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