A INTRODUÇÃO DA GYMNASTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO (1890-1908)

Autores

  • Edivaldo Gois Júnior Universidade Nove de Julho
  • José Carlos Freitas Batista Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.11491

Palavras-chave:

História, Educação Física, Ginástica, Educação.

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender o contexto que possibilitou a inclusão da disciplina de Gymnastica no currículo da Escola Normal de São Paulo, bem como, as motivações e métodos dos professores no ensino da disciplina. O estudo observou uma apropriação da Ginástica nas escolas liberais e laicas da Europa do século XIX, e uma crescente influência norte-americana na Escola Normal com os ideais pedagógicos de Caetano de Campos, houve uma reforma curricular, que em 1890, introduziu a Ginástica na Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo Gois Júnior, Universidade Nove de Julho

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) , mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2003) . Atualmente é professor titular da Universidade Nove de Julho, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Professor do programa de mestrado em Educação Física da Universidade Sao Judas Tadeu. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Higienismo, Saúde, Saúde Pública, Corpo.

José Carlos Freitas Batista, Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (FEFISA), Especilização em Desenvolvimento e Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor e Diretor do Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, atividade física, ginástica, saúde e educação física.

Downloads

Publicado

2010-05-08

Como Citar

GOIS JÚNIOR, E.; BATISTA, J. C. F. A INTRODUÇÃO DA GYMNASTICA NA ESCOLA NORMAL DE SÃO PAULO (1890-1908). Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 69–85, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.11491. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11491. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.