A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E OS EXAMES ESTANDARDIZADOS: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.113585Palavras-chave:
Questões de prova. Educação Física. Ensino fundamental e médio. Pesquisa qualitativa.Resumo
O artigo analisa as questões do novo Enem que apresentam objetos de conhecimento da Educação Física, compreendendo as relações que se estabelecem por e entre as áreas do conhecimento mediadas pelas competências e habilidades. De natureza qualitativa, utiliza a análise crítico-documental como metodologia. As fontes são compostas por: 49 questões relacionadas com a Educação Física no exame (2009 a 2017), as Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio, o Documento Básico do Enem e a Matriz de Referência do Enem. Os usos e apropriações dos objetos de conhecimento da Educação Física, devido à sua natureza multidisciplinar, favorecem a exigência da elaboração das questões do exame visando à interdisciplinaridade por e entre as áreas do conhecimento, explorando as relações cotidianas dos sujeitos. A interação entre os objetivos da área de Linguagens e suas Tecnologias, promovida pelo exame, permite-nos compreender a Educação Física dentro de um contexto amplo de formação, para além do saberes de domínio.
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