TRAJETÓRIA NO BASQUETEBOL E PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ATLETAS BRASILEIRAS AO LONGO DA CARREIRA: UM ESTUDO COM A LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.106017

Palavras-chave:

Basquetebol. Mulheres. Prática Profissional.

Resumo

Após os anos 2000, observamos um cenário desafiador ao desenvolvimento de mulheres atletas de basquetebol no Brasil. Em 2010, a Liga de Basquete Feminino (LBF) foi criada para contribuir com a reestruturação da modalidade no país. O objetivo do estudo foi investigar indicativos esportivos e sociodemográficos ao longo da carreira de atletas da LBF 2018. Os dados foram coletados por um questionário online respondido voluntariamente por 57 atletas (média de idade 25,9 ± 6,6 anos). A escola foi o principal local de primeiro contato com a modalidade. A maioria das atletas (79%) foi convocada para seleções e 30% chegaram à seleção adulta. O Sudeste se destacou como a principal região de prática da modalidade. A carreira no basquetebol proporcionou percepção de melhoria de classe social. Por fim, o grupo de atletas apresentou níveis de escolaridade mais altos do que a média da população brasileira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas. Campinas. SP, Brasil.

Docente e Coordenadora Associada do Curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP e docente plena do PPGEF da FEF/UNICAMP

Cesar Vieira Marques Filho, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando na FEF/UNICAMP e docente do Centro Universitário Jaguariúna.

Yura Yuka Sato dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

PhD candidate in Physical Education at University of Campinas/Brazil (UNICAMP). Master in Science of Nutrition, Sport and Metabolism, with emphasis on Biodynamics of Human Movement (2015), and bachelor's degree in Sports Sciences (2012), UNICAMP. Member of the Laboratory of Studies in Sports Pedagogy (LEPE)

Guilherme Watoniki, Universidade Estadual de Campinas

PIBIC na FCA/UNICAMP

Paula Korsakas, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda da FEF/UNICAMP

Luciano Allegretti Mercadante, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2021-02-18

Como Citar

GALATTI, L. R.; MARQUES FILHO, C. V.; SANTOS, Y. Y. S. dos; WATONIKI, G.; KORSAKAS, P.; MERCADANTE, L. A. TRAJETÓRIA NO BASQUETEBOL E PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DE ATLETAS BRASILEIRAS AO LONGO DA CARREIRA: UM ESTUDO COM A LIGA DE BASQUETE FEMININO (LBF). Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27014, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.106017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/106017. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais