HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO METODOLÓGICO: UMA POSSIBILIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Kamila Isabel Trevisan, Fernando Jaime González, Robson Machado Borges

Resumo


Este estudo tem como objetivo descrever as consequências da implementação de três unidades de ensino utilizando histórias em quadrinhos como recurso metodológico nas aulas de Educação Física Escolar. É uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, na qual unidades didáticas sobre lutas, ultimate frisbee e práticas corporais e saúde foram desenvolvidas em três turmas nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a estratégia de utilizar histórias em quadrinhos como recurso metodológico foi extremamente produtiva. Pontualmente, os alunos aprenderam sobre os temas estudados em comparação ao que sabiam anteriormente ao desenvolvimento das unidades didáticas. Especialmente os momentos de debates após a leitura das histórias em quadrinhos foram fundamentais na constituição dos conhecimentos conceituais. Na percepção dos alunos, é um recurso interessante e estimulante para estudar.

 

 


Palavras-chave


Educação Física. História em quadrinhos. Conhecimento. Formação de conceitos.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105484

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