APRENDIZAGEM DO TREINADOR ESPORTIVO COMO UM PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA À PESQUISA CIENTÍFICA

Vinicius Zeilmann Brasil, Valmor Ramos, Ana Flávia Backes, Leonardo Ristow, Michel Milistetd, Juarez Vieira do Nascimento

Resumo


O objetivo deste ensaio teórico foi apresentar a Teoria Social da Aprendizagem (TSA) e indicar como o quadro conceitual adjacente tem sido utilizado nas investigações sobre a aprendizagem e o desenvolvimento de treinadores esportivos. A TSA oferece um escopo analítico e instrumental amplo, com potencial para a compreensão e a promoção da aprendizagem do treinador. Os direcionamentos temáticos emergentes na agenda investigativa nesta área refletem a amplitude do quadro conceitual que constitui a TSA. As contribuições destes estudos contemplam a demanda de se utilizar matrizes teóricas que preservem a complexidade, a natureza social e o caráter contextual da aprendizagem dos treinadores.

 

 


Palavras-chave


Aprendizagem. Educação Física e Treinamento. Esportes. Teoria Social.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.105388

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