O VALOR DA MARCA DAS EQUIPES ESPORTIVAS PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104762

Palavras-chave:

Marketing. Comportamento do consumidor. Gestão da qualidade. Revisão.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e revisar criticamente a literatura acerca do valor da marca das equipes esportivas profissionais na ótica do consumidor. Utilizou-se de uma revisão integrativa, com buscas entre outubro e novembro de 2019 por artigos empíricos e conceituais publicados até setembro de 2019, nas seguintes bases de dados: SCOPUS, Web of Science, Academic Search Ultimate e Business Source Ultimate. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, uma busca paralela nas principais revistas da área da gestão e marketing do esporte e o processo de cross-manual reference, 16 artigos foram incluídos na revisão. Observou-se uma predominância de publicações na Europa, no futebol, inicialmente com uma abordagem qualitativa, transitando nas últimas publicações para uma análise quantitativa. Várias dimensões são utilizadas para a análise da temática e sua importância é justificada pelo impacto na lealdade dos fãs, no sucesso econômico e esportivo das equipes.

 

 

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Biografia do Autor

Yves Miranda, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip) da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Estudante de mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Pesquisador Master no Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE. Áreas de interesse de investigação incluem Gestão das Organizações esportivas, Marketing e Gestão da Marca no esporte.

Marcos Antonio Barros Filho, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip) da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil

Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Pesquisador Sênior no Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE. Áreas de interesse de investigação incluem compreender o comportamento do consumidor do esporte e a qualidade dos serviços no contexto esportivo.

Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip) da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Doutor em Educação Física pela Universidade de Pernambuco - UPE (2019). Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto - FADEUP reconhecido pela Universidade de São Paulo - USP (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Líder do Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE. Áreas de interesse de investigação incluem Gestão de Políticas Públicas e Gestão das Organizações esportivas.

Victor Henrique Rodrigues Silva, Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão (GEquip) da Universidade de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

Estudante de mestrado em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Bacharel em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco. Pesquisador Master no Grupo de Pesquisa em Esporte e Gestão - GEquip ESEF/UPE. Áreas de interesse de investigação incluem Marketing do Esporte e Comportamento do Consumidor esportivo.

José Pedro Sarmento, Universidade do Porto. Porto, Portugal.

Doutor, Professor Associado com Agregação e Diretor do curso de mestrado em Gestão Desportiva, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Área de interesse de investigação incluem Gestão das Organizações e Eventos esportivos.

Rui Biscaia, Department for health, University of Bath, United Kingdom.

Doutor, Professor Associado na Escola de Marketing e Gestão e membro associado Centre for Business in Society (CBiS), na Coventry University. Áreas de interesse de investigação incluem marketing do esporte, qualidade de serviço, patrocínio, gestão de marcas esportivas e comportamento do consumidor esportivo.

Amélia Brandão, Universidade do Porto. Porto, Portugal.

Doutora, Professora Auxiliar e Diretora do curso de Mestrado em Gestão de Serviços, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Áreas de interesse de investigação incluem o campo da Gestão da Marca, atualmente no domínio dos relacionamentos negativos do consumidor com a marca.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

MIRANDA, Y.; BARROS FILHO, M. A.; PEDROSO, C. A. M. de Q.; RODRIGUES SILVA, V. H.; SARMENTO, J. P.; BISCAIA, R.; BRANDÃO, A. O VALOR DA MARCA DAS EQUIPES ESPORTIVAS PROFISSIONAIS NA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27039, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.104762. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104762. Acesso em: 18 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios