HISTÓRIA DE VIDA DE EX-JOGADORES PROFISSIONAIS DE FUTEBOL EM PERNAMBUCO: FORMAÇÃO ACADÊMICA VERSUS FORMAÇÃO ESPORTIVA

Edvaldo Torres Pedroza Júnior, Marcos Andre Nunes Costa, Vilde Gomes Menezes, Henrique Gerson Kohl, Esdras Henrique Rangel de Melo

Resumo


Tem o objetivo de analisar a relação entre o processo de formação acadêmica e a formação esportiva de ex-jogadores profissionais de futebol em Pernambuco a partir do mapeamento de onze ex-atletas profissionais que atuaram por, pelo menos, um dos grandes clubes do estado. Dada sua especificidade e natureza qualitativa, foi adotada como metodologia a História Oral de Vida. A partir da coleta dos depoimentos, através de entrevista, optamos, para auxiliar a análise do conteúdo, pela utilização do programa de análise qualitativa NVivo®. Os resultados apontam que, para a maioria dos entrevistados, houve dificuldade de conciliação entre as duas formações, resultando em atrasos, reprovações, mudanças de turno e até mesmo de escola, além do abandono escolar por alguns. Conclui-se desta forma que há problemas de compatibilidade entre o processo de escolarização e formação do jogador de futebol no cenário local, não sendo diferente da realidade brasileira.

 


Palavras-chave


Esportes. Educação. Atletas. Futebol.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.102789

Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment