“CRIANÇA É VIDA ”: DISCURSOS QUE ATRAVESSAM A RELAÇÃO ENTRE O(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROFESSORA REFERÊNCIA NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.102490

Palavras-chave:

Docência. Educação Física. Escola.

Resumo

O presente trabalho analisa as formas pelas quais docentes especialistas de Educação Física e docentes referências vêm assumindo demandas e posições em suas docências no I ciclo. Problematizamos algumas discursividades que nos parecem interpelar as subjetividades dessas(es) docentes, produzindo certos modos de viver a docência no I ciclo. Para tanto, efetuamos um estudo etnográfico em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Foi possível vislumbrar que há certos discursos, sobretudo aqueles relacionados à infância, que instituem posições às(aos) docentes e estabelecem hierarquias entre o coletivo docente. Nesse cenário, a professora referência se responsabiliza por maiores demandas da turma e é compreendida na cultura escolar como “a” professora da turma; enquanto as(os) docentes de Educação Física, por vezes, apresentam menos legitimidade e autoridade perante a turma; ainda, não costumam estar envolvidos nas demais atividades, como reuniões e conselhos de classe de alguma turma.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Dória de Assis, Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Porto Alegre, RS

Professora de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Especialista em Estudos Culturais dos Currículos Contemporâneos da Educação Básica (PPGEDU/UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/UFRGS). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano/UFRGS.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Daça. Porto Alegre, RS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com Mestrado em Ciências do Movimento Humano e Doutorado em Ciências do Movimento Humano, ambos pela UFRGS. É professor da ESEFID/UFRGS, atuando na Graduação no curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. 

Downloads

Publicado

2020-09-19

Como Citar

ASSIS, A. D. de; WITTIZORECKI, E. S. “CRIANÇA É VIDA ”: DISCURSOS QUE ATRAVESSAM A RELAÇÃO ENTRE O(A) PROFESSOR(A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PROFESSORA REFERÊNCIA NO I CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26071, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.102490. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102490. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.