INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS NA RETENÇÃO DE SÓCIOS EM GINÁSIOS: REVISÃO SISTEMÁTICA
Resumo
O objetivo desta revisão sistemática é identificar a influência das redes sociais e tecnologias na retenção de clientes em ginásios. A pesquisa foi efetuada em quatro bases de dados online, de 2011 a 2019. Através do método PRISMA (MOHER et al., 2009), foram selecionados dez artigos. Os resultados evidenciaram que as redes sociais e o uso de tecnologias são fundamentais no processo de retenção. Após a análise dos dez artigos, foram também identificadas e analisadas as variáveis características pessoais dos sócios, frequência e tempo de utilização e qualidade do serviço e satisfação, como influenciadoras da retenção de clientes. Resumindo, este estudo fez uma revisão dos artigos que estudam o impacto das tecnologias e redes sociais na retenção de clientes em ginásios e ajudou a identificar outros fatores que incidem na retenção clientes, agrupando-os em duas dimensões, associadas à empresa e ao cliente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDF-PORDOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100316
Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
Bases de Dados Indexadoras |
Apoio |
Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação |

