Equipe

Pareceristas 'ad-hoc' | 2019

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, Brasil

Jefferson Fagundes Loss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil

Jessica Felix Nicacio Martinez, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Eduardo Pinto Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Alvaro Rego Millen Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Petrolina, PE, Brasil

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Dulce Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

Dr. Alberto Moreno Doña, Universidad de Valparaíso, Chile

Erineusa Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Giuliano Gomes Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Giovani Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Flavia Pilla do Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil


María Inés Landa, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Centro de Investigaciones y Estudios sobre Cultura y Sociedad, Buenos Aires, Argentina

Marília Martins Bandeira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, Juiz de Fora, MG, Brasil

André Dalben, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil


Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Iverson Ladewig, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil

Carmem Elisa Brandl, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, Cândido Rondon, PR, Brasil

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil

Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil


Clézio José dos Santos Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil

Meily Assbú Linhales, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Facudade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Teresa Ontañón, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Lucio Martinez Alvarez, Universidad de Valladolid, Facultad de Educación de Palencia, Palencia, Espanha

Maria Laura Pozzobon Pozzobon Spengler, Instituto Federal Catarinense, Blumenau, SC, Brasil

Mario Generosi Brauner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Fabiano Bossle, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Gabriela Nobre Bins, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil


Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Vitória/ES, Brasil

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la República. Centro Universitario Regional Litoral Norte. Sede Paysandú. Instituto Superior de Educación Física. Montevideo. Departamento de Montevideo, Uruguay., Uruguai

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Jorge Ricardo Saravi, Universidad Nacional de la Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Área de Estudios e Investigaciones en Educación Física, La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Edilson Fernandes de Souza, Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Departamento de Educação Física. Recife, PE, Brasil

Otávio Luis Piva da Cunha Furtado, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa, BA, Brasil

Francisco Javier Lopez Frías, Universidad Estatal de Pensilvania, Departmento de Kinesiologia y Rock Ethics Institute, Pensilvania, Estados Unidos da América do Norte

Celso Vitelli, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

George Saliba Manske, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Gianfranco Ruggiano, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguai

Paola Dogliotti Moro, Universidad de la República, Uruguai

Luciana Laureano Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Maria Luíza Tanure Alves, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Rodolfo Rozengardt, Instituto Superior de Educación Física Ciudad de General Pico, General Pico, La Pampa, Argentina

Susana Schneid Scherer, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, RS, Brasil

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Programas de Pós Graduação em História e Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

Tatiana Marcela Rotta, Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio, Sombrio, SC, Brasil

Edison de Jesus Manoel, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ciências Humanas. Bauru, SP, Brasil

Amanda Dória de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Sílvia Luci de Almeida Dias, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Fabiana Gazzotti Mayboroda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil

Sergio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Brasil

Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Isabela Berté, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Bruna Silva do Nascimento, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED). Florianópolis, SC, Brasil

Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil

Pedro Athayde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil


Jéssica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Olívia Cristina Ferreira Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil


Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil

Marcela María Cena, Universidad Provincial de Córdoba. Facultad de Educación y Salud. Instituto Provincial de Educación Física. Córdoba, Argentina., Argentina

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil

Carlos Fabre Miranda, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil

Juan Álvaro Rodríguez Díaz, Universidad de Sevilla, Sevilla, Andaluzia, Espanha

Maria Augusta Salin Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo, RS, Brasil

Cláudia Samuel Kessler, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Feevale, Escola Superior de Educação Física, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Cláudia Tarragô Candotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Departamento de Educação Física, Porto Alegre, RS, Brasil

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Letícia Caldas Teixeira, Universidade federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina, Departamento de Fonoaudiologia, Belo Horizonte, MG, Brasil

Dra. Teresa Lleixà, Universidad de Barcelona, Espanha

Lisandra Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil

Miguel Vicente-Pedraz, Universidad de León, Departamento de Educación Física y Deporte, León, Espanha

Marco Aurelio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Cássia Regina Palermo Moreira, Universidade Paulista, Campus I - Indianópolis, São Paulo, SP, Brasil

Ricardo Rezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Vera Regina Oliveira Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil, Brasil

Augusto Dias Dotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Maringá, PR, Brasil

Alan Goularte Knuth, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Antonio Carlos Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Gustavo Andrada Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, CE, Brasil

Wilson Carmo Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, São Paulo, SP, Brasil

Luiza Aguiar dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, Brasil

Patricia Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Salvador, BA, Brasil

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Heloisa Helena Baldy dos Reis, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Laboratório de Educação Física Adaptada, Vitória, ES, Brasil

Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO, Brasil

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS

Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Irlla Karla dos Santos Diniz, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologias de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Dr. Alberto Moreno Domínguez, Facultad de Ciencias del Deporte Universidad de Extremadura, Espanha

Adecir Pozzer, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Érico Pereira Gomes Felden, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil

Edwin Alexander Canon-Buitrago, Universidad de la República Instituto Superior de Educación Física - ISEF Centro Universitario Paysandú - CUP - Paysandú, Uruguai

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS., Brasil

Inma Canales-Lacruz, Universidad de Barcelona, Facultad de Educación, Zaragoza, Espanha

Josiane Vian Domingues, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil

Luciano Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Montes Claros, MG, Brasil

Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Luciana Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educaçao. Pelotas, RS, Brasil

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco, Escola de Educação, Recife, PE, Brasil

Adriana Schüler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Departamento de Teoria e Fundamentação, Cuiaba, MT, Brasil

Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Aline Silva Nicolino, Universidade Federal de Goiás

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Felipe Paes Lopes, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Vila Artura, SP, Brasil

Dr. Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, Brasil

Jose M Pazos-Couto, Universidade de Vigo, Pontevedra, Espanha

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Maria João Alves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Lisboa, Portugal

Renato Francisco Rodrigues Marques, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, São Paulo, SP, Brasil

Marcelo Moraes e Silva, Mestre em Educação UFPR Doutor em Educação UNICAMP Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPR, Brasil

Kátia Danailof, Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

Marlon André da Silva, Instituto Federal de Educação Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Marcelo Paula Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desporto, Juiz de Fora, MG, Brasil

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

José Manuel Alvarez Seara, Universidad de la República, Centro Universitario Regional Este, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil

Elaine Prodocimo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Silvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

Prof. Dr. Wilson Luiz Lino de Sousa, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

José Pedro Sarmento, Universidade do Porto, Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Porto, Portugal

Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Felipe Canan, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Quefren Weld Cardozo Nogueira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Leila Cristiane Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Senhora Viviane TEIXEIRA SILVEIRA, Universidad de la República/Uruguay, Brasil

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina., Brasil

Felipe Wachs, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Jonatas Maia da Costa, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Guilherme Reis Nothen, University of Toronto. Faculty of Kinesiology and Physical Education. Toronto, Canadá, Canadá

Ariane Corrêa Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Kleber do Sacramento Adão, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde, São João del-Rei, MG, Brasil

Alejo Levoratti, Universidad Nacional de La Plata, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Ivana Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Porto Alegre, RS, Brasil

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Cibele Biehl Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Maringá, PR, Brasil

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico, Vitoria, ES, Brasil

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Ijuí, RS, Brasil

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Luciana Paludo, UFRGS, Brasil

Neyse Luz Muniz, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Niteroi, RJ, Brasil

Leoncio José de Almeida Reis, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Karen Lorena Gil Eusse, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Colômbia

Luís Felipe Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil


Gabriela Simone Harnisch, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas., Brasil

Edmundo de Drummond Alves Junior, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Andréa Krüger Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Mauro Betti, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil

Marco Bettine Bettine, Universidade de São Paulo, Brasil

Gabriel Armando Cachorro, Universidad Nacional de Quilmes, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educacion, Buenos Aires, Argentina

Sebastián Feu, Universidad de Extremadura, Facultad de Educación, Badajoz, Espanha

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Wagner Barbosa Matias, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Ivana Verónica Rivero, Universidad Nacional de Río Cuarto, Río Cuarto, Córdoba, Argentina

Humberto Luís Cesaro, Instituto Federal Catarinense (IFC). Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luzerna/SC, Brasil

João Guilherme Cren Chiminazo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Marina de Mattos Dantas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, RS, Brasil

Elizara Carolina Marin, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Fábio Luís Santos Teixeira, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Aline Miranda Strapasson, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Rosalia Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Gustavo González-Calvo, Universidad de Valladolid, Espanha

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Carlos Magallanes, Instituto Superior de Educación Física, Universidad de la República, Uruguai

Christiane Garcia Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Marta Isaacsson Souza e Silva, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS, Brasil, Brasil

Comissão Editorial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Laura Leigh McIntyre, University of Toronto, Toronto, Canadá

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Claudio Nunes, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil