Equipe

Pareceristas 'ad-hoc' | 2018

Luciana Laureano Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, CE, Brasil


Luiz Otavio Neves Mattos, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação Física, Departamento de Educação Física e Desportos, Niterói, RJ, Brasil

Luiza Aguiar dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, Brasil

Maitê Venuto Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Marcela María Cena, Universidad Provincial de Córdoba. Facultad de Educación y Salud. Instituto Provincial de Educación Física. Córdoba, Argentina., Argentina

Marcelo Paula Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marcelo Moraes e Silva, Mestre em Educação UFPR Doutor em Educação UNICAMP Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPR, Brasil

Luiz Eduardo Dantas, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Luciana Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luciano Jahnecka, Universidad de la República, Centro Universitario de Rivera, Rivera, Uruguai

Luciano Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Montes Claros, MG, Brasil

Luciano de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santo Augusto, RS, Brasil

Lucio Martinez Alvarez, Universidad de Valladolid, Facultad de Educación de Palencia, Palencia, Espanha

Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desporto, Juiz de Fora, MG, Brasil

Luís Felipe Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Luiz Fernando Silva Bilibio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco, Escola de Educação, Recife, PE, Brasil


Maria de Fatima Santos Maia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Marília Martins Bandeira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, Juiz de Fora, MG, Brasil

Marina de Mattos Dantas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Marina de Brito Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. MG, Brasil., Brasil

Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Educação Física, Santa Maria, RS, Brasil

Maria Augusta Salin Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo, RS, Brasil

Marco Bettine Bettine, Universidade de São Paulo, Brasil

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Marco Aurelio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Marcos Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Marcos Santos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil

Maria João Alves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Lisboa, Portugal

Mark Norman, McMaster University, Canada, Canadá

Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil

José Luiz Cirqueira Falcão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

José Pereira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Educação Física, Natal, RN, Brasil

José Manuel Alvarez Seara, Universidad de la República, Centro Universitario Regional Este, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

José Damico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS, Brasil

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

José Milton Azevedo Andrade, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Faculdade de Educação Física, Barretos, SP, Brasil

Josiane Vian Domingues, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Juan Álvaro Rodríguez Díaz, Universidad de Sevilla, Sevilla, Andaluzia, Espanha

José Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Laboratório de Educação Física Adaptada, Vitória, ES, Brasil

Jennifer Wigglesworth, Queen's University, Canadá

Jessica Felix Nicacio Martinez, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Jéssica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

João Guilherme Cren Chiminazo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, Universidade Federal da Alagoas, Curso de Filosofia, Maceió, AL, Brasil

Johanna Ermacovitch Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Jônatas da Costa Brasil de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Jorge Ricardo Saravi, Universidad Nacional de la Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Área de Estudios e Investigaciones en Educación Física, La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina., Brasil

Julia Blandez Angel, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha

Juliana Guimarães Saneto, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leila Cristiane Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Leonardo Brandão, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de História e Geografia, Blumenau, SC, Brasil

Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Lisandra Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Kleber do Sacramento Adão, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde, São João del-Rei, MG, Brasil

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil

Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil

Kadja Michele Ramos Tenório, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil

Karen Lorena Gil Eusse, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Colômbia

Kátia Danailof, Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Kátia Rubio, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil

Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS, Brasil

Rosalia Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Susana Schneid Scherer, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, RS, Brasil

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, Brasil

Tânia Ramos Fortuna, FACED/UFRGS, Brasil

Tânia Mara Vieira Sampaio, Instituto Federal de Goiás, Campus Luziânia, Luziânia, GO, Brasil

Teresa Ontañón, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Dra. Teresa Lleixà, Universidad de Barcelona, Espanha

Tereza Luiza França, Universidade Federal de Pernambuco. Programa da Pós-Graduação em Educação. Recife, PE, Brasil

Silvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

Sílvia Luci de Almeida Dias, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Sebastián Feu, Universidad de Extremadura, Facultad de Educación, Badajoz, Espanha

Sebastião Josué Votre, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Sérgio Settani Giglio, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Educação Física e Humanidades, Campinas, SP, Brasil

Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz, Colegiado de Educação Física, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus, BA, Brasil

Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Víctor Pérez-Samaniego, Universidad de Valencia, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Valencia, Espanha

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Senhora Viviane TEIXEIRA SILVEIRA, Universidad de la República/Uruguay, Brasil

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Dr. Wagner Xavier Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Wilson Wilson Alviano Jr, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF, Brasil

Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Verônica Werle, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Tiago Nunes Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educaçao. Pelotas, RS, Brasil

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Vera Regina Oliveira Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Zenólia Christina Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Marlon André da Silva, Instituto Federal de Educação Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Miguel Villamón, Universidad de Valencia. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte., Espanha

Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Neyse Luz Muniz, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Niteroi, RJ, Brasil

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Osmar Moreira de Souza Júnior, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Otavio Guimaraes Tavares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Miguel Vicente-Pedraz, Universidad de León, Departamento de Educación Física y Deporte, León, Espanha

Michelle Carreirão Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil

Matheus Bernardo Silva, UNISUL, Brasil

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

Mauro Betti, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil

Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil, Brasil

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Michele Sacardo, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Micheli Verginia Ghiggi, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

Patrícia Lessa, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, PR, Brasil

Patrick Trabal, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive, Paris, França

Paula Cristina da Costa Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II (CPII), Campus Engenho Novo II (CENII), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Brasil

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS

Raumar Rodríguez Gimenez, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguai

Ricardo Rezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Cáceres, MT, Brasil

Roberto Pereira Furtado, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil

Rodolfo Rozengardt, Instituto Superior de Educación Física Ciudad de General Pico, General Pico, La Pampa, Argentina

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta, Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil., Brasil

Raphael Zillig, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Porto Alegre, RS, Brasil

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Ijuí, RS, Brasil

Pedro Athayde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Pere Lavega Burgués, Universidad de Lleida, Lleida, Espanha

Priscila Augusta Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa, BA, Brasil

Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO, Brasil

Quefren Weld Cardozo Nogueira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil

Rodrigo Cavasini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Ivana Verónica Rivero, Universidad Nacional de Río Cuarto, Río Cuarto, Córdoba, Argentina

Ángel Pérez Pueyo, Universidad de León, León, Espanha

Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil

Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Carla Lisboa Grespan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Carlos Fabre Miranda, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil

Carlos Gutiérrez-García, Universidad de León, Espanha

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Bárbara Schausteck de Almeida, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Astrid Bibiana Rodriguez-Cortes, Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia

Angela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Antonio Campos-Izquierdo, Universidad Politécnica de Madrid, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Madrid, Espanha

Antonio Carlos Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Ariane Corrêa Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, Niterói, RJ, Brasil

Carmem Elisa Brandl, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, Cândido Rondon, PR, Brasil

Cibele Biehl Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Profa. Dra. Cibele Sastre, Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS/ Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança - ESEFID, Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil

Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba. Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Piracicaba. SP, Brasil., Brasil

Claudio Nunes, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Clézio José dos Santos Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil

Comissão Editorial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Departamento de Ciências do Movimento Humano, São Paulo, SP, Brasil

Christiane Garcia Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil

Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Carmen Trigueros Cervantes, Universidad de Granada, Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, Granada, Espanha

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Cássia Regina Palermo Moreira, Universidade Paulista, Campus I - Indianópolis, São Paulo, SP, Brasil

Cássia Maria Hess, Universidade Ibirapuera, Faculdade de Educação Física, São Paulo, SP, Brasil

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Celso Vitelli, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Coriolano Pereira Rocha Junior, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Departamento de Educação Física, Salvador, BA, Brasil

Giliane Dessbesell, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre, RS, Brasil

Alba González-Palomares, Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), Facultad de Educación, Salamanca, España., Espanha

Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Alberto Moreno Doña, Universidad de Valparaíso. Valparaíso., Chile

Alda Lucia Pirolo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil

Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Colegiado de Educação Física, Santa Cruz, RS, Brasil

Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, Araraquara, SP, Brasil

Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil


Guilherme Bardemaker Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Giuliano Gomes Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil

Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil

Giovanni Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Giovani Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Adecir Pozzer, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

Dr. Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, Brasil


Alexandre Scherer, Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, RS, Brasil

Ana Rita Lorenzini, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil

Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Ana Gabriela Clipes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Porto Alegre, RS, Brasil

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil

Ana Paula Salles da Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Programas de Pós Graduação em História e Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

André Dalben, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Maringá, PR, Brasil

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) - Camboriú, SC, Brasil., Brasil

Alfredo Feres Neto, Universidade de Brasília, Curso de Educação Física, Brasilia, DF, Brasil

Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Aline Tschoke, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Aline Silva Nicolino, Universidade Federal de Góias, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil

Sr. Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Amanda Dória de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Feevale, Escola Superior de Educação Física, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Cristiane da Silva Santos, Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás, Brasil

Fabio Dal Gallo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Fernanda Simone Lopes de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus São José, SC, Brasil

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). PPG em Educação nas Ciências. Ijuí, RS, Brasil

Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil

Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil

Felipe Canan, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil

Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, DF, Brasil

Felipe Wachs, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Felipe Paes Lopes, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Vila Artura, SP, Brasil

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá, Centro Universitário Gama e Souza, Curso de Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Salviano Francisco Sales Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil

Francisco Javier Lopez Frías, Universidad Estatal de Pensilvania, Departmento de Kinesiologia y Rock Ethics Institute, Pensilvania, Estados Unidos da América do Norte

Hernandez Vivan Eichenberger, Instituto Federal Catarinense campus São Francisco do Sul, São Francisco do Sul, SC, Brasil

Humberto Luís Cesaro, Instituto Federal Catarinense (IFC). Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luzerna/SC, Brasil

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Maringá, PR, Brasil

Inma Canales-Lacruz, Universidad de Barcelona, Facultad de Educación, Zaragoza, Espanha

Isabela Berté, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade Estatal Paulista, Rio Claro, SP, Brasil

Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Gabriela Nobre Bins, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil

George Saliba Manske, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Gianfranco Ruggiano, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguai

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Gustavo Andrada Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Gustavo González-Calvo, Universidad de Valladolid, Espanha

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Ivana Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Porto Alegre, RS, Brasil

Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Debra Kriger, University of Toronto, Toronto, Canadá

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Educação Física, Petrolina, PE, Brasil

Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense. Centro de Estudos Gerais. Niteroi, RJ, Brasil

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Dulce Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil

David Hortigüela Alcalá, Universidad de Burgos, Facultad de Educación, Área de Didáctica de Expresión Corporal, Burgos, Castilla y León, Espanha

Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil

Cristiano Neves da Rosa, Prefeitura Municipal de Alvorada/RS Prefeitura Municipal de Gravataí/RS, Brasil

Cristiano Sant anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA, Brasil

Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil

Cynthia Cleusa Pasqua Mayer Tibeau, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Dagmar Aparecida França Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências de Bauru. Departamento de Educação Física. Bauru, SP, Brasil

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, RS, Brasil

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS., Brasil

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação, Canoas, RS, Brasil

Edison de Jesus Manoel, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil

Edison Luis Gastaldo, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Érico Pereira Gomes Felden, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Erineusa Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil

Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Departamento de Teoria e Fundamentação, Cuiaba, MT, Brasil

Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la República. Centro Universitario Regional Litoral Norte. Sede Paysandú. Instituto Superior de Educación Física. Montevideo. Departamento de Montevideo, Uruguay., Uruguai

Fabiana Gazzotti Mayboroda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação Física e Desportos, Niterói, RJ, Brasil

Elizara Carolina Marin, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Eduardo Marczwski da Silva, Colégio Militar de Porto Alegre, Seção E - SEF, Porto Alegre, RS, Brasil

Eduardo Pinto Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Edwin Alexander Canon-Buitrago, Universidad de la República Instituto Superior de Educación Física - ISEF Centro Universitario Paysandú - CUP - Paysandú, Uruguai

Elaine Prodocimo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil

Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Campinas, SP, Brasil

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil

Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física. Belo Horizonte. MG, Brasil., Brasil

Fabiano Bossle, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil