Pareceristas 'ad-hoc' | 2018
Luciana Laureano Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará, Instituto de Educação Física e Esportes, Fortaleza, CE, Brasil
Sr Luiz Felipe Zago, Brasil
Luiz Otavio Neves Mattos, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação Física, Departamento de Educação Física e Desportos, Niterói, RJ, Brasil
Luiza Aguiar dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, Brasil
Maitê Venuto Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Marcela María Cena, Universidad Provincial de Córdoba. Facultad de Educación y Salud. Instituto Provincial de Educación Física. Córdoba, Argentina., Argentina
Marcelo Paula Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Marcelo Moraes e Silva, Mestre em Educação UFPR
Doutor em Educação UNICAMP
Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação- UFPR, Brasil
Luiz Eduardo Dantas, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil
Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil
Luciana Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Luciano Jahnecka, Universidad de la República, Centro Universitario de Rivera, Rivera, Uruguai
Luciano Pereira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros,
Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Montes Claros, MG, Brasil
Luciano de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Santo Augusto, RS, Brasil
Lucio Martinez Alvarez, Universidad de Valladolid, Facultad de Educación de Palencia, Palencia, Espanha
Ludmila Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física e Desporto, Juiz de Fora, MG, Brasil
Luís Felipe Silveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Luiz Fernando Silva Bilibio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil
Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco, Escola de Educação, Recife, PE, Brasil
Marcio Romeu Ribas Oliveira, Brasil
Maria de Fatima Santos Maia, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Mariana Zuaneti Martins, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
Marília Martins Bandeira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Avançado de Governador Valadares, Juiz de Fora, MG, Brasil
Marina de Mattos Dantas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Marina de Brito Brandão, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. MG, Brasil., Brasil
Mário Luiz Ferrari Nunes, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil
Maria Cecília da Silva Camargo, Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Educação Física, Santa Maria, RS, Brasil
Maria Augusta Salin Gonçalves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo, RS, Brasil
Marco Bettine, Universidade de São Paulo, Brasil
Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Marco Aurelio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
Marcos Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Marcos Santos Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil
Maria João Alves, Universidade de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Inet-MD Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, Lisboa, Portugal, Portugal
Mark Norman, McMaster University, Canada, Canadá
Ivone Job, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil
José Luiz Cirqueira Falcão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
José Pereira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Educação Física, Natal, RN, Brasil
José Manuel Alvarez Seara, Universidad de la República, Centro Universitario Regional Este, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai
José Damico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS, Brasil
José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil
José Milton Azevedo Andrade, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos, Faculdade de Educação Física, Barretos, SP, Brasil
Josiane Vian Domingues, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
Juan Álvaro Rodríguez Díaz, Universidad de Sevilla, Sevilla, Andaluzia, Espanha
José Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Laboratório de Educação Física Adaptada, Vitória, ES, Brasil
Jennifer Wigglesworth, Queen's University, Canadá
Jessica Felix Nicacio Martinez, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Jéssica Serafim Frasson, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
João Guilherme Cren Chiminazo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, Universidade Federal da Alagoas, Curso de Filosofia, Maceió, AL, Brasil
Johanna Ermacovitch Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Jônatas da Costa Brasil de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Jorge Ricardo Saravi, Universidad Nacional de la Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación
Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Área de Estudios e Investigaciones en Educación Física,
La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina
Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina., Brasil
Julia Blandez Angel, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha
Juliana Guimarães Saneto, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES, Brasil
Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil
Leandro Teofilo de Brito, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Leila Cristiane Finoqueto, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
Leila Salvini, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Leonardo Brandão, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de História e Geografia, Blumenau, SC, Brasil
Liana Abrão Romera, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil
Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
Lisandra Oliveira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil
Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Kleber do Sacramento Adão, Universidade Federal de São João del-Rei, Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde, São João del-Rei, MG, Brasil
Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, Brasil
Juliana Pizani, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil
Kadja Michele Ramos Tenório, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil
Karen Lorena Gil Eusse, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Colômbia
Kátia Danailof, Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas, Campinas, SP, Brasil
Kátia Rubio, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Florianópolis, SC, Brasil
Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre, RS, Brasil
Rosalia Maria Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Susana Schneid Scherer, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, RS, Brasil
Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, Brasil
Tânia Ramos Fortuna, FACED/UFRGS, Brasil
Tânia Mara Vieira Sampaio, Instituto Federal de Goiás, Campus Luziânia, Luziânia, GO, Brasil
Teresa Ontañón, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
Dra. Teresa Lleixà, Universidad de Barcelona, Espanha
Tereza Luiza França, Universidade Federal de Pernambuco. Programa da Pós-Graduação em Educação. Recife, PE, Brasil
Silvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil
Sílvia Luci de Almeida Dias, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil
Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil
Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil
Sebastián Feu, Universidad de Extremadura, Facultad de Educación, Badajoz, Espanha
Sebastião Josué Votre, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Sérgio Settani Giglio, Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Educação Física e Humanidades, Campinas, SP, Brasil
Silvan Menezes dos Santos, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil
Thiago José Leonardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz, Colegiado de Educação Física, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus, BA, Brasil
Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Víctor Pérez-Samaniego, Universidad de Valencia, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Valencia, Espanha
Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil
Senhora Viviane TEIXEIRA SILVEIRA, Universidad de la República/Uruguay, Brasil
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
Dr. Wagner Xavier Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
Wilson Wilson Alviano Jr, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF, Brasil
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Verônica Werle, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Tiago Nunes Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Tony Honorato, Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil
Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educaçao. Pelotas, RS, Brasil
Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Vera Regina Oliveira Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Zenólia Christina Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo,
Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Marlon André da Silva, Instituto Federal de Educação Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Miguel Villamón, Universidad de Valencia. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte., Espanha
Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
Natacha da Silva Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Neyse Luz Muniz, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Niteroi, RJ, Brasil
Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
Osmar Moreira de Souza Júnior, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
Otavio Guimaraes Tavares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil
Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Miguel Vicente-Pedraz, Universidad de León, Departamento de Educación Física y Deporte, León, Espanha
Michelle Carreirão Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil
Matheus Bernardo Silva, UNISUL, Brasil
Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil
Mauro Betti, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil
Mauro Myskiw, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS, Brasil, Brasil
Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Michele Sacardo, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
Micheli Verginia Ghiggi, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil
Patrícia Lessa, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Fundamentos da Educação, Maringá, PR, Brasil
Patrick Trabal, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Groupe de Sociologie Pragmatique et Réflexive, Paris, França
Paula Cristina da Costa Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil
Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II (CPII), Campus Engenho Novo II (CENII), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Brasil
Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS
Raumar Rodríguez Gimenez, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguai
Ricardo Rezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil
Riller Silva Reverdito, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Ciências da Saúde, Cáceres, MT, Brasil
Roberto Pereira Furtado, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil
Rodolfo Rozengardt, Instituto Superior de Educación Física Ciudad de General Pico, General Pico, La Pampa, Argentina
Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta, Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil., Brasil
Raphael Zillig, Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Porto Alegre, RS, Brasil
Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo,
Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Ijuí, RS, Brasil
Pedro Athayde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
Pere Lavega Burgués, Universidad de Lleida, Lleida, Espanha
Priscila Augusta Ferreira Campos, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil
Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa, BA, Brasil
Priscilla Pinto Costa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Educação Física, Natal, RN, Brasil
Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Goiânia, GO, Brasil
Quefren Weld Cardozo Nogueira, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, Brasil
Rodrigo Cavasini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Ivana Verónica Rivero, Universidad Nacional de Río Cuarto, Río Cuarto, Córdoba, Argentina
Ángel Pérez Pueyo, Universidad de León, León, Espanha
Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil
Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil
Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil
Camila Lopes de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
Carla Lisboa Grespan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Carlos Fabre Miranda, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Viamão, RS, Brasil
Carlos Gutiérrez-García, Universidad de León, Espanha
Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Bárbara Schausteck de Almeida, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Astrid Bibiana Rodriguez-Cortes, Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, Colômbia
Angela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil
Aniê Coutinho de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
Antonio Campos-Izquierdo, Universidad Politécnica de Madrid, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Madrid, Espanha
Antonio Carlos Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil
Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil
Ariane Corrêa Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil
Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil
Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, Niterói, RJ, Brasil
Carmem Elisa Brandl, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Faculdade de Ciências Humanas de Marechal Cândido Rondon, Cândido Rondon, PR, Brasil
Cibele Biehl Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Profa. Dra. Cibele Sastre, Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS/ Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança - ESEFID, Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil
Cinthia Lopes da Silva, Universidade Metodista de Piracicaba.
Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano. Piracicaba. SP, Brasil., Brasil
Claudio Nunes, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil
Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil
Clézio José dos Santos Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. Departamento de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre, RS, Brasil
Comissão Editorial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo,
Campus Baixada Santista, Departamento de Ciências do Movimento Humano, São Paulo, SP, Brasil
Christiane Garcia Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil
Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
Carmen Trigueros Cervantes, Universidad de Granada,
Facultad de Ciencias de la Educación,
Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, Granada, Espanha
Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Cássia Regina Palermo Moreira, Universidade Paulista, Campus I - Indianópolis, São Paulo, SP, Brasil
Cássia Maria Hess, Universidade Ibirapuera, Faculdade de Educação Física, São Paulo, SP, Brasil
Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Celso Vitelli, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
Coriolano Pereira Rocha Junior, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Departamento de Educação Física, Salvador, BA, Brasil
Giliane Dessbesell, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre, RS, Brasil
Alba González-Palomares, Universidad Pontificia de Salamanca (UPSA), Facultad de Educación, Salamanca, España., Espanha
Alberto Reinaldo Reppold Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Alberto Moreno Doña, Universidad de Valparaíso. Valparaíso., Chile
Alda Lucia Pirolo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil
Alex Branco Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Colegiado de Educação Física, Santa Cruz, RS, Brasil
Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-graduação em Ciências da Motricidade, Araraquara, SP, Brasil
Adriane Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Sra. Adriana Thoma, Brasil
Guilherme Bardemaker Bernardi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Giuliano Gomes Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil
Giselle Helena Tavares, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Uberlândia, MG, Brasil
Giovanni Frizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Giovani Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Adecir Pozzer, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil
Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil
Dr. Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, Brasil
Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq
Alexandre Scherer, Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, RS, Brasil
Ana Rita Lorenzini, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil
Ana Carolina Capellini Rigoni, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
Ana Gabriela Clipes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Porto Alegre, RS, Brasil
Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, Brasil
Ana Paula Salles da Silva, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Programas de Pós Graduação em História e Educação Física, Curitiba, PR, Brasil
André Dalben, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil
André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil
Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Maringá, PR, Brasil
Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Alexandre Vanzuita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) - Camboriú, SC, Brasil., Brasil
Alfredo Feres Neto, Universidade de Brasília, Curso de Educação Física, Brasilia, DF, Brasil
Alice Beatriz Assmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Aline Tschoke, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Aline Silva Nicolino, Universidade Federal de Góias, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil
Sr. Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil
Amanda Dória de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
André Luiz dos Santos Silva, Universidade Feevale, Escola Superior de Educação Física, Novo Hamburgo, RS, Brasil
Cristiane da Silva Santos, Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás, Brasil
Fabio Dal Gallo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Fernanda Simone Lopes de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil
Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus São José, SC, Brasil
Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). PPG em Educação nas Ciências. Ijuí, RS, Brasil
Fernando Altair Pocahy, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Brasil
Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil
Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil
Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Fernanda Rossi, Universidade Estadual Paulista, Campus Bauru, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Bauru, SP, Brasil
Fernanda Moreto Impolcetto, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil
Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil
Felipe Canan, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil
Felipe Ferreira Barros Carneiro, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Brasil
Felipe Rodrigues da Costa, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasília, DF, Brasil
Felipe Wachs, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Felipe Paes Lopes, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Vila Artura, SP, Brasil
Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá, Centro Universitário Gama e Souza, Curso de Educação Física, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil
Salviano Francisco Sales Nobre, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Limoeiro do Norte, CE, Brasil
Francisco Javier Lopez Frías, Universidad Estatal de Pensilvania, Departmento de Kinesiologia y Rock Ethics Institute, Pensilvania, Estados Unidos da América do Norte
Hernandez Vivan Eichenberger, Instituto Federal Catarinense campus São Francisco do Sul, São Francisco do Sul, SC, Brasil
Humberto Luís Cesaro, Instituto Federal Catarinense (IFC). Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luzerna/SC, Brasil
Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Maringá, PR, Brasil
Inma Canales-Lacruz, Universidad de Barcelona, Facultad de Educación, Zaragoza, Espanha
Isabela Berté, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Ivan Livindo de Senna Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil
Heitor de Andrade Rodrigues, Universidade Estatal Paulista, Rio Claro, SP, Brasil
Guy Ginciene, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Gabriela Nobre Bins, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, Porto Alegre, RS, Brasil
Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil
George Saliba Manske, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Gianfranco Ruggiano, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Montevideo, Uruguai
Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil
Gustavo Andrada Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Gustavo González-Calvo, Universidad de Valladolid, Espanha
Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil
Ivana Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva, Porto Alegre, RS, Brasil
Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil
Debra Kriger, University of Toronto, Toronto, Canadá
Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil
Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Educação Física, Petrolina, PE, Brasil
Dijnane Vedovatto, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil
Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense. Centro de Estudos Gerais. Niteroi, RJ, Brasil
Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil
Dulce Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil
David Hortigüela Alcalá, Universidad de Burgos, Facultad de Educación, Área de Didáctica de Expresión Corporal, Burgos, Castilla y León, Espanha
Daniele Cristina Carqueijeiro de Medeiros, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, Brasil
Cristiano Neves da Rosa, Prefeitura Municipal de Alvorada/RS
Prefeitura Municipal de Gravataí/RS, Brasil
Cristiano Sant anna Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz,
Ilhéus, BA, Brasil
Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil
Cynthia Cleusa Pasqua Mayer Tibeau, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Dagmar Aparecida França Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências de Bauru. Departamento de Educação Física. Bauru, SP, Brasil
Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Porto Alegre, RS, Brasil
Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS., Brasil
Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil,
Programa de Pós-Graduação em Educação, Canoas, RS, Brasil
Edison de Jesus Manoel, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, Brasil
Edison Luis Gastaldo, Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil
Emília Amélia Pinto Costa Rodrigues, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil
Érico Pereira Gomes Felden, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
Erineusa Maria da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil
Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Departamento de Teoria e Fundamentação, Cuiaba, MT, Brasil
Evelise Amgarten Quitzau, Universidad de la República. Centro Universitario Regional Litoral Norte. Sede Paysandú. Instituto Superior de Educación Física. Montevideo. Departamento de Montevideo, Uruguay., Uruguai
Fabiana Gazzotti Mayboroda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil
Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense, Instituto de Educação Física e Desportos, Niterói, RJ, Brasil
Elizara Carolina Marin, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil
Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil
Eduardo Marczwski da Silva, Colégio Militar de Porto Alegre, Seção E - SEF, Porto Alegre, RS, Brasil
Eduardo Pinto Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil
Edwin Alexander Canon-Buitrago, Universidad de la República
Instituto Superior de Educación Física - ISEF
Centro Universitario Paysandú - CUP - Paysandú, Uruguai
Elaine Prodocimo, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil
Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Campinas, SP, Brasil
Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID). Porto Alegre, RS, Brasil
Elisângela Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Educação Física. Belo Horizonte. MG, Brasil., Brasil
Fabiano Bossle, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil