Equipe

Pareceristas 'ad-hoc' | 2015

Eliseo Reategui, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Ciane Fernandes, UFBA - Universidade Federal da Bahia. Salvador - BA, Brasil


Christian Muleka Mwewa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, MS, Brasil

Celso Vitelli, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Cecilia Luiza Broilo, Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Carmem Lúcia Fornari Diez, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, Niterói, RJ, Brasil

Carlos Henrique de Vasconcellos Ribeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará, Brasil

Carlos José Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Profa. Dra. Cibele Sastre, Universidade Federal do Rio Grade do Sul - UFRGS/ Escola de Educação Física Fisioterapia e Dança - ESEFID, Porto Alegre, RS, Brasil., Brasil

Claudio Nunes, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Saúde, Porto Alegre, RS, Brasil

Cláudio Márcio Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, MG, Brasil

Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino, Campinas, SP, Brasil

Edwin Alexander Canon-Buitrago, Universidad de la República Instituto Superior de Educación Física - ISEF Centro Universitario Paysandú - CUP - Paysandú, Uruguai

Eduardo Lautaro Galak, CONICET/UNLP (IdIHCS), Argentina

Edson Marcelo Hungaro, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense. Centro de Estudos Gerais. Niteroi, RJ, Brasil

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre. RS, Brasil., Brasil

Daniela Ripoll, Universidade Luterana do Brasil, Programa de Pós-Graduação em Educação, Canoas, RS, Brasil

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS., Brasil

Dagmar Aparecida França Hunger, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências de Bauru. Departamento de Educação Física. Bauru, SP, Brasil

Conrado Augusto Gandara Federici, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Departamento de Ciências do Movimento Humano, São Paulo, SP, Brasil

Cleber Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, BA, Brasil

Billy Graeff Bastos, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Alvaro Moreira Hypolito, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Alexandre Scherer, Centro Universitário Metodista, Porto Alegre, RS, Brasil

Alexandre Palma de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Alejo Levoratti, Universidad Nacional de La Plata, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Alda Lucia Pirolo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil

Alana Martins Gonçalves, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Doutorado Sanduíche Internacional na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra - Portugal, Brasil

Adriana Schüler Cavalli, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Rosimeri Aquino da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Admir Soares de Almeida Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

Adriana Berleze, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS, Brasil

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Maringá, PR, Brasil

Ana Gabriela Clipes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Porto Alegre, RS, Brasil

André Mendes Capraro, Universidade Federal do Paraná, Programas de Pós Graduação em História e Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

Bárbara Schausteck de Almeida, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Ariane Corrêa Pacheco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física, Goiânia, GO, Brasil

Augusto Cesar Rios Leiro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Antonio Carlos Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Centro de Educação, Santa Maria, RS, Brasil

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Angela Peña Ghisleni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Andressa Aita Ivo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Sr André Luiz Silva, Centro Universitário Feevale, Brasil

Sr. José André Villas Boas Mello, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Brasil

André Dalben, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

José-Ignacio Barbero-González, Universidad de Valladolid, Educación Física y Deporte, Valladolid, Espanha

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, RS, Brasil

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS., Brasil

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), Vitória/ES, Brasil

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física. Maringá, PR, Brasil

Iara Regina Damiani, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Humberto Luís de Deus Inácio, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

Humberto Luís Cesaro, Instituto Federal Catarinense (IFC). Departamento de Desenvolvimento Educacional, Luzerna/SC, Brasil

Hugo Rodolfo Lovisolo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Comunicação Social, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Hugo Norberto Krug, UFSM. Centro de Educação. Santa Maria, RS, Brasil

Heloisa Helena Baldy dos Reis, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Jefferson Fagundes Loss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Jessica Felix Nicacio Martinez, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física, Santa Maria, RS, Brasil

José Pereira Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Curso de Educação Física, Natal, RN, Brasil

José Carlos Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ciências Humanas. Bauru, SP, Brasil

José Júlio Gavião Almeida, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

José Luiz Cirqueira Falcão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil

José Devis Devis, Universidad de Valencia, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Valencia, Espanha

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil

José Damico, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Porto Alegre, RS, Brasil

José Luiz dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

José Alfredo Oliveira Debortoli, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Belo Horizonte, MG, Brasil

Jorge Ricardo Saravi, Universidad Nacional de la Plata, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales, Área de Estudios e Investigaciones en Educación Física, La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Johanna Ermacovitch Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Gustavo da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação, Rio Grande, RS, Brasil

Gustavo Andrada Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasilia, DF, Brasil

Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). PPG em Educação nas Ciências. Ijuí, RS, Brasil

Fernando Gonçalves Bitencourt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus São José, SC, Brasil

Luiz Fernando Calage Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Felipe Wachs, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Felipe Eduardo Ferreira Marta, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia, Candeias, BA, Brasil

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Felipe Paes Lopes, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura, Vila Artura, SP, Brasil

Fabiano Bossle, Universidade federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil


Esteban Manuel Barcelona, Universidad Nacional de Río Cuarto, Río Cuarto, Córdoba, Argentina

Erminia Silva, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Enrico Spaggiari, Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia, São Paulo, SP, Brasil

Fernando Marinho Mezzadri, Universidade Federal do Paraná, Escola de Educação Física, Curitiba, PR, Brasil

Fernando Seffner, UFRGS Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGEDU Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasil

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Florianópolis, SC, Brasil

Giliane Dessbesell, Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre, RS, Brasil

George Saliba Manske, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Gisele Maria Schwartz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, SP, Brasil

Giuliano Gomes Pimentel, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Biológicas, Maringá, PR, Brasil

Francisco Eduardo Caparroz, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Francisco Javier Lopez Frías, Universidad Estatal de Pensilvania, Departmento de Kinesiologia y Rock Ethics Institute, Pensilvania, Estados Unidos da América do Norte

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Flávio Soares Alves, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Departamento de Educação Física, Rio Claro, SP, Brasil

Guilherme Reis Nothen, University of Toronto. Faculty of Kinesiology and Physical Education. Toronto, Canadá, Canadá

Flávio Roberto Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Giovani Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

Otavio Guimaraes Tavares da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitoria, ES, Brasil

Matías Godio, Universidade Nacional de Tres de Febrero, Tres de Febrero, Argentina

Marynelma Camargo Garanhani, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Marlon André da Silva, Instituto Federal de Educação Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Mario Generosi Brauner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Marina Marina Souza Lobo Guzzo, Universidade Federal de São Paulo, Brasil

Maria Simone Vione Schwengber, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijui, RS, Brasil


Mauro Betti, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Educação Física, Bauru, SP, Brasil

Meily Assbú Linhales, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Facudade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Odilon José Roble, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil

Norma Beatriz Rodríguez, Universidad Nacional De La Plata, La Plata, Buenos Aires, Argentina

Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Centro de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Guarapuava, PR, Brasil

Neyse Luz Muniz, Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Niteroi, RJ, Brasil

Nelson Figueiredo de Andrade Filho, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Departamento de Ginástica, Vitória, ES, Brasil

Mirleide Chaar Bahia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Miguel Villamón, Universidad de Valencia. Facultad de Ciencias de la Actividad Física y el Deporte., Espanha

Miguel Vicente-Pedraz, Universidad de León, Departamento de Educación Física y Deporte, León, Espanha

Maria Isabel Nogueira Tuppy, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Instituto de Biociências. Rio Claro, SP, Brasil

Maria Helena Camara Bastos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Maria Isabel da Cunha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil

Luciana Paludo, UFRGS, Brasil

Luciana Laureano Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Lívia Tenorio Brasileiro, Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil

Lino Castellani Filho, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Leonardo Brandão, Universidade Regional de Blumenau, Departamento de História e Geografia, Blumenau, SC, Brasil

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Brasil

Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Luciana Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desporto, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luis Eduardo Cunha Thomassim, Universidade Federal do Paraná. Matinhos, PR, Brasil


Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Marcos Carneiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Marco Aurelio de Figueiredo Acosta, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Júnior, Universidade de Pernambuco, Escola de Educação, Recife, PE, Brasil

Marcelo Paula Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Educação Física e Desportos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, RS, Brasil

Luiz Felipe Alcantara Hecktheuer, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil

Juliano de Souza, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Patrick Jachyra, University of Toronto, Centre for Addiction and Mental Health, Toronto, Canadá

Valter Bracht, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faculdade de Educaçao. Pelotas, RS, Brasil

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil

Tereza Luiza França, Universidade Federal de Pernambuco. Programa da Pós-Graduação em Educação. Recife, PE, Brasil

Tânia Mara Vieira Sampaio, Instituto Federal de Goiás, Campus Luziânia, Luziânia, GO, Brasil

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação Física e Dança, Programa de Pós-Graduação em Educação, Goiânia, Brasil

Silvio Ricardo da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Belo Horizonte, MG, Brasil

Sílvia Luci de Almeida Dias, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Vanessa Bellani Lyra, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

Vera Regina Oliveira Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Pablo Scharagrodsky Scharagrodsky, Universidad Nacional de Quilmes, Buenos Aires, Argentina

Paulo Cesar Alves, Universidade Federal da Bahia, Departamento de Sociologia, Salvador, BA, Brasil

Sebastião Josué Votre, Centro Universitário Augusto Motta, Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Zenólia Christina Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES, Brasil

Dr. Wagner Xavier Camargo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Vinícius Demarchi Silva Terra, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Victor Andrade Melo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-graduação em História Comparada, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Pedagógico, Vitoria, ES, Brasil

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Sidinei Pithan da Silva, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Ricardo Rezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil

Raumar Rodríguez Gimenez, Universidad de la República, Instituto Superior de Educación Física, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Montevideo, Uruguai

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), Porto Alegre, RS

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Raphael Maciel da Silva Caballero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Amargosa, BA, Brasil

PIERRE NORMANDO GOMES Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Laboratório ESCOLA BRINCANTE João Pessoa,PB, Brasil, Brasil

Pere Lavega Burgués, Universidad de Lleida, Lleida, Espanha

Rogério Costa Würdig, Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, RS, Brasil

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Santa Maria, RS, Brasil

Rose Meri Silva, Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Departamento de Desporto, Pelotas, RS, Brasil


Selda Engelman, Rede Metodista de Educação, Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista, Porto Alegre, RS, Brasil

Sávio Assis de Oliveira, Faculdade Salesiana do Nordeste, Recife, PE, Brasil

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Humanidades e Educação, Ijuí, RS, Brasil

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Dra. Rubiane Zancan, UFRGS Departamento de Educação Física - ESEF

Rosilda Mendes, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Santos, SP, Brasil

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Porto Alegre, RS, Brasil