v. 5, n. 1 (2002)

AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA

Sumário

Artigos

ambientes de aprendizagem cooperativa apoiada pelo computador e sua epistemologia
Julio Alberto Nitzke, Mara Lúcia Fernades Carneiro, Sérgio Roberto Kieling Franco
PDF
Considerações gerais sobre educação à distância a partir da perspectiva de alguns autores.
Maria José Douzza Subtil
PDF
As ciências cognitivas como base para a concepção metodológica da "pegada cognitiva": indicadores de aprendizagem em aprendizagem a distância.
Solange Capaverde dos Santos
PDF
Desafios na formação de tutores sócio-interacionistas para EAD.
Cristiane F. de Aguillar, Elaine R. Maurício de Souza, Cléia S. Rodrigues, Marta Cardoseo L. C. Rego, Raquel M. Villardi
PDF
Sistema de acompanhamento de alunos a distância: aspecto fundamental no ensino aprendizagem por internet.
Rita de Cássia Guarezi Gomes, Márcia Loch, Alessandra Barauna
PDF
Um ambiente virtual de ensino/aprendizagem para engenharia elétrica.
Fernando Schaid, Maria Isabel Tim, Milton Antônio Zaro, Raymundo Ferreira Filho, Renato Henriques
PDF
O ensino da informática básica a distância: uma proposta de criação de cursos modulares.
Roberto de Fino Bentes, Ricardo Timm Bonsembiante
PDF
Os softwares educativos são interativos.
Joanez A. Aires, Edel Em
PDF
Presença do observador nos mundos virtuais subjetivos: niveis de imersão e variações do observador.
Maria Suzana Marc Amoretti, Liane Margarida rockenbach Tarouco
PDF
Mapas conceituais: abordagem comparativa de uma competência.
Maria suzana Marc Amoretti, Alexandre Jesus da Silva Machado
PDF
Percepção semiotizada de "Las meninas" de Velázquez a partir do projeto CAVE of EVL
Regina de Oliveira Heidrich, Marine Bello Flores, Solange Capaverde Santos, Daniela Peña Paiva, Luciano Gonçalves Paiva, Maria Suzana Marc amoretti
PDF
Efeitos de sentido da abertura do jornal nacional: perspectiva semiótica.
Solange Capaverde Santos, Rosalina Duarte Medina, Rosalina de Oliveira Heidrich, Maria Suzana Marc Amoretti, Marine Bello Flores, Lizandra Kunzler, Karla Marques da Rocha, Daniela Peño Paiva
PDF