Uma proposta de arquitetura de sistema tutor inteligente baseada na teoria das experiências de aprendizagem mediadas

André Luis Alice Raabe

Resumo


Este volume apresenta o detalhamento da tese submetida como requisito parcial para obtenção do grau de doutor em
Informática na Educação. A tese se baseia nos conceitos oriundos da área de Inteligência Artificial - Sistemas
Tutores Inteligentes (STI) e da Teoria das Experiências de Aprendizagem Mediadas proposta por de Reuven Feuerstein
1997). A combinação destes fundamentos possibilitou a proposição de uma arquitetura de um STI para promover
Experiências de Aprendizagem Mediadas. A tese segue uma tendência recente da área de STI, onde se inclui o
professor como um dos usuários do sistema. Ou seja, além da tradicional abordagem de existir um tutor artificial
acompanhando o trabalho do aluno, o ambiente considera o professor como participante de todo o processo de
atendimento ao aluno. Suas intervenções e contribuições ficam refletidas no comportamento do sistema. No que
tange ao domínio, escolheu-se o conjunto de conteúdos relacionados à disciplina introdutória de algoritmos. Esta
escolha foi determinada por dois fatores: a experiência do autor e orientadora como docentes desta disciplina em
diferentes cursos de graduação na área de Ciência da Computação.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9718

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X