Educar para Observar: uma proposta metodológica para educação visual

Rodrigo dos Santos Keller

Resumo


Este trabalho, de natureza interdisciplinar, tem suas raízes firmadas nas Ciências Cognitivas, mais especificamente
nos estudos sobre a Percepção Visual e a teoria da Gestalt, identificando a inteligência visual, como um importante
processo cognitivo na formação do individuo. A partir daí, os ramos desta investigação colocam em pauta uma
análise de como lidamos com a ampla utilização de imagens, cada vez mais instantâneas e digitais, o que nos leva
a repensar e reestruturar conhecimentos e ações em relação a educação visual. Partindo da afirmação, de que,
atualmente estamos vivenciando uma época onde o uso de imagens – seja em qualquer área e com qualquer
pretensão – está cada vez mais forte e com o aporte veloz das novas tecnologias, esta tese, concatena a teoria da
Gestalt da percepção dos objetos, com o instrumento da fotografia. Esta última, justamente por ser nesta nova era
da comunicação visual, um dos meios tecnológicos mais utilizados. Adotando a técnica de estudo de caso, este
trabalho através do projeto “Meu Ponto de Vista”, traz uma proposta metodológica para educação visual no quarto
ciclo do ensino fundamental, e aponta os requisitos e indicadores encontrados no desenvolvimento da investigação.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9716

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X