Da uni-versidade para a multi-diversidade: análise de redes de ação e convivência em uma proposta de graduação com o uso de um AVA

Sonia Isabel Dondonis Daudt

Resumo


Esta tese é o resultado de um estudo teórico embasado, principalmente, na Teoria da Biologia do Conhecer, do
biólogo Humberto Maturana, e de uma reflexão sobre um história de entrelaçamentos de vivências no âmbito de uma
experiência pedagógica diferente da tradicionalmente desenvolvida em um curso de graduação, e de como esta
maneira de ver e viver a educação pode produzir outras relações nos domínios do ensino. O principal foco de
investigação foi: estudar como as ações docentes e discentes estabelecidas no operar de um curso de graduação,
a partir de uma proposta pedagógica por Programas de aprendizagem e o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA), podem produzir outras relações nos domínios do ensino, da pesquisa e da extensão. Adotando uma metodologia
de estudo de caso, o componente empírico deste trabalho apresenta e analisa o Curso de Administração: Gestão,
Inovação e Liderança, uma iniciativa que implementa um modelo de curso com um currículo organizado por Programas
de Aprendizagem, com o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma diversidade de fontes de informações
subsidiou a análise deste estudo: entrevistas, anotações de campo e extratos eletrônicos, que foram cruzados e
complementados entre si. As evidências resultantes desta investigação mostram que as mudanças instituídas nos
modos de operar neste curso - que refletem nas relações entre pesquisa, ensino e extensão -, estão relacionadas
às maneiras como os sujeitos conversaram entre si, formando novas redes de ação e de convivência.



DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9691

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X