COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental

Autores

  • Berenice Vahl Vaniel FURG
  • Débora Pereira Laurino FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9654

Palavras-chave:

Cooperação, Transformação na convivência, Projetos de Aprendizagem, Educação Ambiental

Resumo

Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a compreensão sobre as possibilidades do trabalho coletivo e cooperativo a partir da metodologia de projetos de aprendizagem na escola. As questões socioambientais que emergem dos projetos de aprendizagem e a busca de soluções através do diálogo e da convivência, evidenciam a cooperação como principio da Educação Ambiental.

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Publicado

2010-03-05

Como Citar

VANIEL, B. V.; LAURINO, D. P. COOPERAÇÃO: uma prática solidária e ambiental. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2010. DOI: 10.22456/1982-1654.9654. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9654. Acesso em: 18 abr. 2024.