Construção de Relações Sócio-Afetivas na Velhice: uma experiência e ambientes informatizados

Adriano Pasqualotti, Dante Augusto Couto Barone, Johannes Doll

Resumo


Neste estudo, apresenta-se uma análise reflexiva sobre as questões que envolvem o uso de ambientes informatizados para o desenvolvimentos dos aspectos sociais, bem como os resultados da aplicação do ambiente para um grupo de pessoas idosas. Utilizou-se com base de referência à análise estrutural de valores e regras de grupos esboçados por Jean Piaget. Discute-se de que forma e com que intensidade as trocas entre os usuários, em ambientes virtuais, podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Isso se deve, pois, os valores e as regras são elementos constitutivos dessas trocas, principalmente, se forem intermediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave


ambientes informatizados, sociologia de pequenos grupos, informática na educação.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9635

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X