Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial

André Luís Alice Raab, Júlia Marques Carvalho da Silva, Lúcia Maria Martins Giraffa

Resumo


Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas.

Palavras-chave


Experiências de aprendizagens mediadas; educação a distância; aprendizagem de algorítmo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9632

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X