CMTool: facilitando a aprendizagem significativa em sala de aula

Francisco Edson Lopes da Rocha, Júlio Valente da Costa Júnior, Eloi Luiz Favero

Resumo


Na área de educação escolar, muitos pesquisadores compartilham a idéia segundo a qual o processo educativo por ser substancialmente melhorado com o uso de tecnologias resultantes dos avanços na Ciência da Computação. Estas tecnologias permitem construir ambientes computacionais destinados a facilitar o ensino, a aprendizagem e a avaliação da aprendizagem. Neste artigo apresentamos um destes ambientes: o CMTool. Sua base educacional teórica é a aprendizagem significativa e as principais ferramentas computacionais usadas para implementá-lo são ontologias de domínio e um algorítmo genético (AG); seu foco principal é avaliação da aprendizagem mediada por mapas conceituais (MCs). No CMTool, ontologias de domínios - desenhadas por professores para os tópicos das disciplinas - são pesquisadas por um AG, o qual constrói populações de MCs. Estas populações são semanticamente comparadas aos MCs que os estudantes submetem para avaliar suas aprendizagens. A avaliação, feita desta forma, leva e conta o caráter idiossíncrático da aprendizagem de cada estudante.

Palavras-chave


Ontologia de Domínio. Algorítmo Genético. Aprendizagem Significativa. Mapas Conceituais. Avaliação da Aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.9630

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X