Estado da Arte em ambientes de aprendizagem que consideram a afetividade do aluno

Autores

  • Patrícia Augustin Jaques Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9627

Palavras-chave:

Computação Afetiva, Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, Agentes pedagógicos, Emoções em máquinas, emoções na interação homem-computador

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar o estado da arte em Ambientes Inteligentes de Aprendizagem que consideram a afetividade do aluno. Estes sistemas podem ser classificados em: (1) sistemas que inferem as emoções dos alunos; (2) sistemas que expressas emoções; e (3) sistemas que simulam emoções. Para cada tipo são apresentadas as perspectivas adotadas pelos pesquisadores para a solução de problemas (por exemplo, que tipo de ferramentas computacionais devem ser utilizadas para reconhecer as emoções do usuário) e são descritos alguns trabalhos mais conhecidos como exemplo. Também é apresentado o background necessário para entender estes estudos que envolvem alguns conceitos dos campos de pesquisa de Inteligência Artificial, Informática na Educação e Interação Homem-Computador, bem como uma breve introdução sobre as principais teorias de emoções. Finalmente, este artigo apresenta alguns desafios e as principais dificuldades encontradas na pesquisa sobre afetividade em Ambientes Inteligentes de Aprendizagens e algumas idéias de novos trabalhos sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-08-07

Como Citar

JAQUES, P. A.; VICARI, R. M. Estado da Arte em ambientes de aprendizagem que consideram a afetividade do aluno. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9627. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9627. Acesso em: 18 abr. 2024.