Uso de Laboratórios Remotos no Brasil: uma revisão sistemática

Carinna Nunes Tulha, Marco Antonio Garcia de Carvalho, Vitor Rafael Coluci

Resumo


Laboratórios remotos são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via internet. Neste trabalho, realizou-se uma revisão sistemática, visando verificar o estado da arte atual da utilização dos laboratórios remotos na educação brasileira. O levantamento de estudos foi realizado em bases interdisciplinares de dados, devido ao caráter educacional e computacional da pesquisa. No total foram encontrados 23 artigos, sendo identificado dois possíveis focos descritivos, (i) técnicos, incluindo desenvolvimento e arquitetura dos experimento, ou (ii) didático, descrevendo atividades e avaliações em sala de aula. Os experimentos remotos encontrados são voltados a disciplinas da área de STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia e Engenharia). Também foi possível notar que, apesar de adaptáveis a diferentes níveis educacionais, há tendência de validação desta ferramenta no ensino superior.

Palavras-chave


Experimentação Remota; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; EaD; STEM.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.90543

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