O ambiente virtual como lócus da formação em Justiça Restaurativa: relato de uma experiência inovadora

Autores

  • Mary da Rocha Biancamano Tribunal de Justiça do RS Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.90061

Palavras-chave:

Educação a Distância. Ambiente virtual de aprendizagem. Facilitador Judicial. Justiça Restaurativa. Círculos de Construção de Paz.

Resumo

O artigo registra a implementação da educação a distância (EAD) como modalidade no ensino-aprendizagem de uma das etapas da formação de facilitadores em Justiça Restaurativa e em Círculos de Construção de Paz. O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado, como lócus para essa formação de pessoas, foi a Plataforma NAVI/PJRS, da Escola Judicial do Tribunal de Justiça. A educação a distância, aplicada em ambiente virtual colaborativo e cooperativo Plataforma NAVI/PJRS, fundamentada na construção do conhecimento de forma dialógica e consensual; na responsabilidade por seu ser e fazer; na autonomia em ser sujeito de seu processo de aprendizagem, apresentou-se como um significativo instrumento de desenvolvimento de pessoas nessa área. Em que pese a formação completa ser mista (atividades presenciais e a distância), verificou-se resultados de alta qualidade e profundidade no ambiente virtual para a formação de facilitadores (93% dos cursistas foram certificados), comprovando ser modelo possível de implementação pelas escolas judiciais.

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Biografia do Autor

Mary da Rocha Biancamano, Tribunal de Justiça do RS Porto Alegre, RS

Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

DA ROCHA BIANCAMANO, M. O ambiente virtual como lócus da formação em Justiça Restaurativa: relato de uma experiência inovadora. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3 Set/Dez, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.90061. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/90061. Acesso em: 16 abr. 2024.