Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM

Autores

  • Rogério Tubias Schraiber Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM)
  • Elena Maria Mallmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87586

Resumo

Com foco na tutoria no ensino superior a distância realizamos um Estudo da Performance Pedagógica dos Tutores da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade Federal de Santa Maria, cujo objetivo é a identificação dos princípios que embasam a performance pedagógica dos tutores. A base teórica está centrada nos Estudos da Performance na Performance Docente (MALLMANN, 2008). Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos inseridos em um Estudo de Caso, desenvolvido entre 2016-2017, com uso de questionários online. A Análise Textual Discursiva orientou a análise dos dados em três etapas: unitarização, categorização e novo emergente. Como resultado, apontamos três categorias: a Fluência Tecnológico-Pedagógica, a Invenção Pedagógica e a Interação. Conclusivamente, afirmamos essas categorias como princípios da Performance Pedagógica Tutores que potencializam e embasam o Processo Ensino-Aprendizagem com transformação, intervenção e produção de conhecimento.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

SCHRAIBER, R. T.; MALLMANN, E. M. Princípios da Performance Pedagógica dos Tutores da UAB/UFSM. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.87586. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87586. Acesso em: 19 abr. 2024.