O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe
  • Veridiana Santos de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8638

Palavras-chave:

Tecnologias da Comunicação Digital, Ensino de Genética Mendeliana, Ensino de Ciências

Resumo

No presente trabalho, procuramos investigar as concepções dos professores de Biologia quanto à utilização das Tecnologias, em geral, e entender as dificuldades encontradas nesse uso para o ensino-aprendizagem, especificamente, da Genética Mendeliana. O estudo foi delimitado neste tema pela sua grande importância no conhecimento científico, como também por estudos apontarem grandes dificuldades na aprendizagem dos alunos devido à exigência de um vocabulário muito específico, conhecimentos prévios sobre probabilidade e divisão celular. Para a realização da pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com treze professores de Biologia de escolas do município de Estância-SE. Através das entrevistas e análise qualitativa dos resultados, foi possível perceber quais as dificuldades encontradas, aos olhos dos professores, quanto ao ensino de genética, entender a implantação do laboratório de informática nessas escolas e refletir sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Neste contexto, as tecnologias apareceram como um recurso que, dependendo da postura do professor, pode propiciar um aprendizado ativo ou servir de reforço às tradicionais práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente, está como Professora Substituta (2008) do Departamento de Biologia da referida universidade, ministrando as disciplinas de Ensino de Ciências e Biologia. Participante do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) pesquisando a relação com o saber das disciplinas de Ciências e Biologia e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Biologia (GPEC). Possui experiência na área de Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Estudos Culturais e Educação do Campo.

Publicado

2011-06-27

Como Citar

CARDOSO, L. de R.; OLIVEIRA, V. S. de. O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.8638. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638. Acesso em: 29 mar. 2024.