Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática

Autores

  • Aleandra da Silva Figueira-Sampaio Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Gestão e Negócios - FAGEN
  • Eliane Elias Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia Escola de Educação Básica - ESEBA
  • Gilberto Arantes Carrijo Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Engenharia Elétrica - FEELT
  • Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática - FAMAT

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.86161

Palavras-chave:

Estratégias didáticas, Software gratuitos, Ensino de matemática

Resumo

Há muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J. P. A. P.; RIBEIRO JÚNIOR, J. G. R. Plataforma Matematech: um recurso didático no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 17-35, maio/ago. 2017.

AREIAS, G. B.; NOBRE, I. A. M.; PASSOS, M. L. S. Uso de tecnologias computacionais no processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do município de Piúma. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 6, n. 2, p. 101-115, jun. 2016.

ARTIGUE, M. Learning mathematics in a CAS environment: the genesis of a reflection about instrumentation and the dialectics between technical and conceptual work. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 7, p. 245–274, 2002.

ASSIS, C. C.; BEZERRA, M. C. A. Formação continuada de professores de Matemática: integrando softwares educativos à prática docente. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011. p. 1-12.

AUBRY, M. Metaphors in mathematics: introduction and the case of algebraic geometry, 2009. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=1478871>. Acesso em: 05 jun. 2017.

BALANSKAT, A.; BLAMIRE, R.; KEFALA, S. The ICT impact report: a review of studies of ICT impact on schools in Europe. Brussels: European Schoolnet, 2006.

BARKER, P.; TAN, C. M. The use of mixed metaphor systems for delivery of instructional material. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY AND EDUCATION, 13., 1996, New Orleans. Proceedings... New Orleans: University of Texas at Arlington,1996. 1 CD-ROM.

BASSANI, P. S.; PASSERINO, L. M.; PASQUALOTTI, P. R.; RITZEL, M. I. Em busca de uma proposta metodológica para o desenvolvimento de software educativo colaborativo. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, p. 1-10, 2006.

BATISTA, S. C. F.; BARCELOS, G. T.; AFONSO, F. F. Tecnologias de informação e comunicação no estudo de temas matemáticos. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 28., 2005, Santo Amaro. Anais... Santo Amaro: SBMAC, 2005. Disponível em: <http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/cd_xxviii_cnmac/resumos%20estendidos/silvia_batista_SE5.pdf>. Acesso em: 24 maio 2014.

BAUTISTA, A.; CAÑADAS, M. C.; BRIZUELA, B. M.; SCHLIEMANN, A. D. Examining how teachers use graphs to teach mathematics during a professional development program. Journal of Education and Training Studies, v. 3, n. 2, p.91-106, mar. 2015.

BELLAMY, A. A critical analysis of teaching and learning negative numbers. Philosophy of Mathematics Education Journal, n. 29, p. 1-12, jul. 2015. Disponível em: <http://socialsciences.exeter.ac.uk/education/research/centres/stem/publications/pmej/>. Acesso em: 10 set. 2017.

BOFFERDING, L.; WESSMAN-ENZINGER, N. Subtraction involving negative numbers: connecting to whole number reasoning. The Mathematics Enthusiast, v. 14, n. 1, p. 241-262, 2017.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BORGES, M. F. V. Inserção da informática no ambiente escolar: inclusão digital e laboratórios de informática numa rede municipal de ensino. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, 28., 2008, Belém. Anais... Porto Alegre: SBC, 2008. p. 146-155.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2017.

BURNS, P. K.; BOZEMAN, W. C. Computer-assisted instruction and mathematics achievement: is there a relationship? Educational Technology, v. 21, n. 10, p. 32-39, 1981.

CAMPOS, F. C. A.; ROCHA, A. R. C. Design instrucional e construtivismo: em busca de modelos para o desenvolvimento de software. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 4., 1998, Brasília. Anais... Brasília: Rede Ibero- Americana de Informática na Educação 1998. 1 CD-ROM.

CAVELLUCCI, L. C. B.; CENRY, R. Z.; BÚRIGO, C. C. D.; RAMOS, E. M. F.; SILVA, M. R.; HASSAN, E. B. Curso de especialização em educação na cultura digital: guia de implantação. Brasília: Ministério da Educação, 2013.

CEO FORUM ON EDUCATION AND TECHNOLOGY. Key building blocks for student achievement in the 21st century. Washington: CEO Forum, 2001.

CHAKRABARTY, A.; PURKAYASTHA, B. S. Na analysis of some prime generating sieves. The IUP Journal of Computer Sciences, v. 4, n. 1, p. 16-26, 2010.

CHINELLATO, T. G.; JAVARONI, S. L. A formação dos professores de matemática para o uso de tecnologias digitais na cidade de Limeira/SP. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2014, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: Unesp, 2014. p. 3335-3345.

CLARKE, D.; ROCHE, A.; MITCHELL, A. One-to-one student interviews provide powerful insights and clear focus for the teaching of fractions in the middle years. In: WAY, J.; BOBIS, J. Fractions: teaching for understanding. Australia: Australian Association of Mathematics Teachers, 2011. p. 23-41.

COLEY, R. J.; CRADLER, J.; ENGEL, P. K. Computers and classrooms: the status of technology in U.S. schools. Princeton: Policy Information Center/Educational Testing Service, 1997.

COX, M. J. The effects of information technology on students' motivation: summary report. London: National Council for Educational Technology/King's College London, 1997.

CURTIS, M.; TULARAM, G. A. The importance of numbers and the need to study primes: the prime questions. Journal of Mathematics and Statistics, v. 7, n. 4, p. 262-269, 2011.

DIEZMANN, C. M.; LOWRIE, T.; SUGARS, L. A. Primary students’ success on the structured number line. Australian Primary Mathematics Classroom, v. 15, n. 4, p. 24-28, 2010.

FAZIO, L.; SIEGLER, R. Educational practices series: teaching fractions. Athens: International Bureau of Education, 2011.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F. CARRIJO, G. A. A constructivist computational tool to assist in learning primary school mathematical equations. Computers and Education, v. 53, n. 2, p. 484-492, 2009.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A. Mapping free software used to teach measurement and proportion. In: CONGRESO INTERNACIONAL INFORMÁTICA EDUCATIVA – TISE, 10., 2014, Fortaleza. Anais... Chile: Universidad de Chile, 2014. p. 452-456.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A.; CARDOSO, A. Survey of teaching practices with educational software for mathematics in Brazil. AWERProcedia Information Technology & Computer Science, v. 2, p. 358-363, nov. 2012.

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; SANTOS, E. E. F.; CARRIJO, G. A.; CARDOSO, A. Survey of mathematics practices with concrete materials used in Brazilian schools. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 151-157, oct. 2013.

FURNER, J. M.; MARINAS, C. A. Connecting geometry, measurement, and algebra using Geogebra for the elementary grades. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TECHNOLOGY IN COLLEGIATE MATHEMATICS - ICTCM), 4. 2012, Orlando. Proceedings… Orlando: Pearson Education, 2012. p. 63-72.

GARDETE, C.; CÉSAR, M. Equação (im)possível: um caminho para a sua solução. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 17., 2006, Setúbal. Actas... Setúbal: APM, 2006. 1 CD-ROM.

GHAZALI, M.; AYUB, A.; OTHMAN, A. R. Preschool children’s representation of numbers on a linear number line: implications to teaching and learning of number concepts. Journal of Humanities and Social Science, v. 14, n. 6, p. 87-92, set./oct. 2013.

GLADCHEFF, A. P.; OLIVEIRA, V. B.; SILVA, D. M. O software educacional e a psicopedagogia no ensino de matemática direcionado ao ensino fundamental. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 8, p. 63-70, 2001.

GOULART, D. A. O.; SILVA, R. C. Introduzindo o conceito de ângulo no ensino fundamental com auxílio do Geogebra. In: ENCONTRO MINEIRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EMEM, 7., 2015, São João Del-Rei. Anais... São João Del-Rei: SBEM-MG, 2015. p. 1-19.

GREGG, J.; GREGG, D. U. A context for integer computation. Mathematics Teaching in the Middle School, v. 13, n.1, p. 46-50, aug. 2007

HENDRES, C. A.; KAIBER, C. T. A utilização da informática como recurso didático nas aulas de matemática. Acta Scientiae, v. 7, n. 1, p. 25-38, jan./jun. 2005.

HEJNÝ, M. The process of discovery in teaching focusing on building schemes. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ELEMENTARY MATHEMATICS TEACHING - SEMT ’11, 2011, Prague. Proceedings... Prague: Charles University, 2011. p. 150−157.

HEJNÝ, M. Exploring the cognitive dimension of teaching mathematics through scheme-oriented approach to education. Orbis Scholae, v. 6, n. 2, p. 41-55, 2012. Disponível: <http://www.orbisscholae.cz/archiv/2012/2012_2_03.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2013.

KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. Developing proficiency with other numbers. In: KILPATRICK, J.; SWAFFORD, J.; FINDELL, B. (Ed.). Adding it up: helping children learn mathematics. Washington: National Academy Press, 2001. p. 231-254.

KULIK, J. A. School mathematics and science programs benefit from instructional technology. InfoBrief Science Resource Statistics, p. 1-5, 2002. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED472100.pdf>. Acesso em: 17 maio 2016.

KULIK, C. C.; KULIK, J. A. Effectiveness of computer-based education in colleges. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAM EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION, 69., 1985, Chicago. Proceedings... Chicago: American Educational Research Association, 1985. p. 1-50.

KURZ, T. L.; GARCIA, J. The complexities of teaching prime decomposition and multiplicative structure with tools to preservice elementary teachers. Journal of Research in Education, v. 22, n. 2, p. 169-192, 2012.

LOPES, M. M. Contribuições do software Geogebra no ensino e aprendizagem de trigonometria. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - CIAEM, 13., 2011, Recife. Anais... Recife: UFP, 2011. p. 1-12.

LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, v. 27, n. 46, p. 631-644, ago. 2013.

LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o ensino de geometria euclidiana. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 149-160, jan./jul. 2013

MARCHESE, T. J. The new conversations about learning: insights from neuroscience and anthropology, cognitive science and work place studies. In: AAHE CONFERENCE ON ASSESSMENT & QUALITY (Ed.). Assessing impact: evidence and action. Washington: American Association for Higher Education, 1997. p. 79–95.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 2003.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1999.

MURPHY, C. The role of subject knowledge in primary prospective teachers’ approaches to teaching the topic of area. Journal of Mathematics Teacher Education, v. 15, n. 3, p. 187-206, june 2012.

NACARATO, A. M. A comunicação oral nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 9-26, maio 2012.

NATIONAL CENTRE FOR TECHNOLOGY IN EDUCATION. Educational software, 2008. Disponível em: <http://www.ncte.ie/documents/advicesheets/21SoftwareEducationalNov08.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2009.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS - NCTM. Principles and standards for school mathematics. Reston, VA: NCTM, 2000.

______. Two- and three- dimensional shapes, and area and volume. Reston, VA: NCTM, 2010.

OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. São Paulo: Papirus, 2001.

OLIVEIRA, G. P.; GONÇALVES, M. D. Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Bolema, v. 32, n. 60, p. 92-116, abr. 2018.

ONTARIO. Ministry of Education. Number sense and numeration, grades 4 to 6: fractions. Ontario: Queen’s Printer for Ontario, 2006.

PONTE, J. P.; GUERREIRA, A.; CUNHA, H. DUARTE, J.; MARTINHO, H.; MARTINS, C.; MENEZES, L.; MENINO, H.; PINTO, H.; SANTOS, L.; VARANDAS, J. M.; VEIA, L.; VISEU, F. A comunicação nas práticas de jovens professores de matemática. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 2, n. 20, p. 39-74, 2007.

QUIGLEY, M. The centrality of metaphor in the teaching of mathematics. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v. 15, n. 2, p. 57-69, 2011.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: a language and environment for statistical computing. Vienna, Áustria: The R Foundation for Statistical Computing, 2011. Disponível em: <http://www.R-project.org>. Acesso em: 15 jun. 2015.

RAMOS, J. L., TEODORO, V. D., MAIO, V. M., CARVALHO, J. M.; FERREIRA, F. M. Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação. Cadernos SACAUSEF I. Lisboa: DGIDDC/ME, 2005.

RUBIN, T. J.; MARCELINO, J.; MORTEL, R.; LAPINID, M. R. C. Activity-based teaching of integer concepts and its operations. In: DLSU RESEARCH CONGRESS, 2014, Manila. Proceedings... Manila: De La Salle University, 2014. p. 1-16.

RUMSEY, C.; LANGRALL, C. W. Promoting mathematical argumentation: these evidence-based instructional strategies can lead to deeper mathematical conversations in upper elementary school classrooms. Teaching Children Mathematics, v. 22, n. 7, p. 413-419, mar. 2016.

SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software used to develop geometric reasoning. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 182, p. 136-142, may 2015.

SANTOS, E. E. F.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. S.; CARRIJO, G. A. Mapping free educational software intended for the development of numerical and algebraic reasoning. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, v. 16, n. 11, p. 45-66, nov. 2017.

SCHINDLER, M; HUßMANN, S.; NILSSON, P.; BAKKER, A. Sixth-grade students’ reasoning on the order relation of integers as influenced by prior experience: an inferentialist analysis. Mathematics Education Research Journal, v. 29, n. 4, p. 471-492, dec. 2017.

SIEGLER, R. S.; THOMPSON, C. A.; SCHNEIDER, M. An integrated theory of whole number and fractions development. Cognitive Psychology, v. 62, n. 4, p. 273-296, june 2011.

SIEGLER, R.S.; FENNELL, F.; CARPENTER, T.; WAY, J. Developing effective fractions instruction for kindergarten through 8th grade. IES Practice Guide. Washington: IES, 2010.

SIEGLER, R. S.; FAZIO, L. K.; BAILEY, D. H.; ZHOU, X. Fractions: the new frontier for theories of numerical development. Trends in Cognitive Sciences, Cambridge, v. 17, n. 1, p. 13-19, jan. 2013

SIVIN-KACHALA, J.; BIALO, E. R. Research report on the effectiveness of technology in schools. Washington: Software and Information Industry Association, 2000.

TANBELLINI, M. J. G. S.; BRANDÃO, L. O. O uso da geometria interativa como facilitador no ensino e aprendizagem de matemática: estudo com duas turmas de sexta série do ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 16., Belo Horizonte, 2010. Anais... Belo Horizonte: SBC, 2010. p. 1045-1054.

TEPPO, A.; van den HEUVEL-PANHUIZEN, M. Visual representations as objects of analysis: the number line as an example. ZDM - The International Journal on Mathematics Education, v. 46, n. 1, p. 45-58, feb. 2014.

VALENTE, J. A. Por que o computador na educação? In: VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. p. 24-44.

VALENZUELA, S. T. F.; GRECCO, A. M. V.; SOUZA, S. R. O. O uso de softwares na prática pedagógica dos professores de matemática: relato de experiência. Revista de Educação, v. 12, n. 13, p. 119-124, 2009.

WAY, J. Developing fraction sense using digital learning objects. In: WAY, J.; BOBIS, J. (Eds.). Fractions: teaching for understanding. Adelaide, SA: Australian Association of Mathematics Teachers, 2011. p. 153-166.

WINARTI, D. W.; AMIN, S. M.; LUKITO, A.; van GALLEN, F. Learning the concept of area and perimeter by exploring their relation. Journal on Mathematics Education, v. 3, n. 1, p. 41-54, jan. 2012.

YAKES, C. Rational number operations on the number line. The Mathematics Enthusiast, v. 14, n. 1, p. 309-324, 2017.

YUSHAU, B.; BOKHARI, M. A.; WESSELS, D. C. J. Computer aided learning of mathematics: software evaluation. Mathematics and Computer Education, New York, v. 38, n. 2, p. 165-82, 2004.

ZAZKIS, R.; LILJEDAHL, P. Understanding primes: the role of representation. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 35, n. 3, p. 164-186, 2004.

ZÍLIO, C.; ALVES, E. Mapeamento dos recursos informatizados nas Escolas Estaduais de Porto Alegre. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 8., 2013, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2013. p. 395-404.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

FIGUEIRA-SAMPAIO, A. da S.; SANTOS, E. E. F. dos; CARRIJO, G. A.; NOMELINI, Q. S. S. Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.86161. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86161. Acesso em: 28 mar. 2024.