Estratégias didático-metodológicas para o uso de software educativos gratuitos na educação matemática

Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Eliane Elias Ferreira dos Santos, Gilberto Arantes Carrijo, Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini

Resumo


Há muitas dúvidas quanto ao uso de recursos digitais no ensino de matemática. É preciso escolher o software adequado aos conteúdos e aos propósitos de ensino. O objetivo foi elaborar estratégias didático-metodológicas para o uso de software gratuitos no ensino de Matemática (6º ao 9º ano), assim como validá-las. As estratégias foram elaboradas conjuntamente com professores que as aplicaram com seus alunos. Duas turmas resolveram os mesmos exercícios em 4 diferentes situações avaliativas para a estratégia validada. O percentual de acertos foi analisado pelo teste Kruskal Wallis. Cinco software para conteúdos problemáticos do ponto de vista docente, identificados pelos professores de matemática, e três das etapas da Teoria dos Modelos Genéricos foram considerados na elaboração de 19 estratégias. Dentre as 11 estratégias validadas, pode-se afirmar que a maioria foi favorável ao aprendizado do aluno. Principalmente, quando as estratégias são inseridas após o conteúdo ser trabalhado em sala de aula.

Palavras-chave


Estratégias didáticas; Software gratuitos; Ensino de matemática

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.86161

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