Planejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profi ssional e tecnológica: um estudo de caso

Autores

  • Luis Otoni Meireles Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8252

Palavras-chave:

Educação a Distância. Informática na Educação. Educação Profissional e Tecnológica. Planejamento e Gestão de EAD. QFD. Desdobramento da Função Qualidade.

Resumo

Este trabalho estuda os requisitos técnicos e operacionais para que um gestor de um Centro de Educação a Distância (CEAD), em seus estágios iniciais de implantação e estruturação, possa planejar e organizar suas atividades e fundamentar a decisão de seu planejamento estratégico, em particular aquelas relacionadas às diversas equipes multidisciplinares que compõem o setor. Trata-se de um estudo interdisciplinar, que agrega as contribuições das áreas de informática na educação, ensino a distância, educação profissional e tecnológica e gestão da qualidade, a partir de uma visão sistêmica de todos os elementos que constituem a educação a distância. Foi realizada pesquisa exploratória, tomando-se como estudo de caso as atividades de planejamento e implantação de um CEAD, em uma instituição de ensino superior, com vocação consolidada na educação profissional e tecnológica. Utilizou-se o método de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) como ferramenta para extrair as demandas de qualidade esperadas dos produtos e serviços ofertados, na visão dos clientes internos – equipes multidisciplinares – do CEAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-04-22

Como Citar

RIBEIRO, L. O. M. Planejamento e gestão de um centro de educação a distância (CEAD) voltado para educação profi ssional e tecnológica: um estudo de caso. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8252. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8252. Acesso em: 29 mar. 2024.