Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual

Autores

  • Andréa Poletto Sonza Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8247

Palavras-chave:

1. Deficiente da visão - Inclusão digital. 2. Ambiente de aprendizagem - ambiente virtual - Acessibilidade. 4. Educação especial.

Resumo

Esta Tese integra-se ao leque de pesquisas já desenvolvidas pelo NIEE (Núcleo de Informática na Educação Especial) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para potencializar o processo de info-inclusão. A partir da perspectiva do usuário com limitação visual, objetiva estudar os aspectos fundamentais em Ambientes Virtuais para que atendam à Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade para com deficientes visuais no contexto do Desenho Universal. O referencial teórico traz informações atinentes aos Espaços Virtuais, às Tecnologias Assistivas, aos Padrões de Desenvolvimento Web e aos Conceitos de Qualidade de Uso de Sistemas. Durante a análise desta Tese, motivados por um Estudo Prévio em um Ambiente de Ensino a Distância, propusemo-nos a investigar três interfaces: dois sites e um ambiente inclusivo, que já possuíam o selo de acessibilidade. Coletamos dados por meio de mecanismos de validação automáticos e manuais. Durante a validação manual, os itens obscuros das interfaces, trazidos por usuários deficientes visuais, impulsionaram a análise e a discussão, possibilitando eleger categorias e pontuar aspectos considerados fundamentais para se ter um ambiente com qualidade de uso. Nesse contexto, discutimos a validade do rótulo de acessibilidade, a necessidade de uma Web Semântica e a importância da validação manual com usuários reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2008-04-22

Como Citar

SONZA, A. P. Ambientes virtuais acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8247. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8247. Acesso em: 28 mar. 2024.