Formação de Professores em Ambiente Digital: uma Experiência Interdisciplinar.

Marcos Tarciso Masetto, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Myrtes Alonso, Ricardo Carvalho Rodrigues, Rosângela de Abreu Amadei Duarte

Resumo


O objetivo deste trabalho é apresentar a
pesquisa realizada em 2003, no Programa de Pós-
Graduação em Educação - Currículo da PUCSP, visando
a construção e implementação de uma disciplina de
pós-graduação totalmente a distância, procurando
responder a alguns princípios assim formulados:
realização de pesquisa interdisciplinar, produção
científica, publicações, interação entre os participantes
(interaprendizagem), participação em comunidades
virtuais de aprendizagem, mediação pedagógica,
produção individual e coletiva. Apresentamos o programa
e o desenvolvimento da disciplina, a utilização das
ferramentas da plataforma TelEduc, a estrutura dinâmica
das pesquisas, debates e produções de documentos
individuais e coletivos durante o decorrer da disciplina.
Fazemos uma análise deste projeto exploratório, e
indicamos algumas considerações finais. Por último,
apresentamos também produções significativas de
professores e alunos resultantes desta disciplina.

Palavras-chave


Formação de educadores. Educação a distância. Ambiente digital. Mediação. Interação.Interaprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.8174

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X