Interdisciplinaridade

Autores

  • José da Silva Ribeiro Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8172

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.

Resumo

Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-11-10

Como Citar

RIBEIRO, J. da S. Interdisciplinaridade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.8172. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172. Acesso em: 28 mar. 2024.