Cidade e Imagens: Memória coletiva na cultura urbana contemporânea na forma de coleções etnográficas em novas tecnologias

Autores

  • Cornélia Eckert Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/IFCH/ILEA/UFRGS
  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Programa de Pós Graduação em Antropologia Social/IFCH/ILEA/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8031

Palavras-chave:

memória, etnografia, cidade, cultura urbana, fotografia, vídeo, texto, som, novas tecnologias

Resumo

Este artigo refere-se a experiência desenvolvida pelos pesquisadores do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV). Trazemos o estudo da pesquisa antropológica em novas tecnologias. Trata-se de formas mais integrativas, criativas e interativas voltadas a dinamizar a organização de coleções etnográficas junto ao mundo cultural urbano contemporâneo a partir dos diferentes suportes da fotografia, vídeos, textos e sons. A construção de tais experimentações etnográficas em novas tecnologias promove uma rede de informações e circulação de conhecimento a partir das formas de textualidade não lineares, que possibilitam uma perspectiva crítica da produção escrita antropológica no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

ECKERT, C.; DA ROCHA, A. L. C. Cidade e Imagens: Memória coletiva na cultura urbana contemporânea na forma de coleções etnográficas em novas tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.8031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8031. Acesso em: 29 mar. 2024.