Mapeamento de soluções tecnológicas em sistemas de recomendação educacionais em âmbito brasileiro

Aline de Campos, Leonéia Hollerweger, Gabriela Santos, Adriano F. Farias, Patricia A. Behar

Resumo


Sistemas de recomendação são facilitadores na seleção de informações relevantes e têm sido amplamente adotados em processos de ensino-aprendizagem. Com o mapeamento de 20 projetos aplicados ao campo educacional, são apresentadas análises quantitativas usando mineração de textos e qualitativas por classificação seguindo critérios previamente definidos. Os resultados demonstram aplicações em situações de aprendizagem como recomendação de recursos digitais, relacionadas ao estilo de aprendizagem e baseadas em capacidade e desempenho. Alguns projetos integrados a plataformas específicas usam dados de acesso a ferramentas sinalizando sugestões didáticas. A maioria dos estudos trata do apoio à Educação a Distância e são destinados ao Ensino Superior. As técnicas de recomendação mais utilizadas são a filtragem colaborativa, de conteúdo e híbrida. Este estudo contribuiu para a sistematização de recursos tecnológicos voltados à educação possibilitando a experimentação de outras formas de vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por docentes e discentes.

Palavras-chave


Sistemas de recomendação; Educação; Aprendizagem; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


BARCELLOS, C.; MUSA, D.; BRANDÃO, A; WARPECHOWSKI, M. Sistema de Recomendação Acadêmico para Apoio a Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação v. 5, n. 2, Dezembro, 2007.

BORGES, G.;STIUBIENER, I. Modelo de recomendação com base no estilo de aprendizagem. In: Anais do ESUD - XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014.

BRASIL. Portaria N. 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC N. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Disponível em:. Acesso em: janeiro de 2018.

CAMPOS, U.; ROSALES, G.; CAMARGO, W.; DUARTE, F.; ARAÚJO, R. Agente de recomendação para organização de atividades didáticas. In: Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2012.

CASAGRANDE, M.; KOZIMA, G.; WILLRICH, R. Técnica de Recomendação Baseada em Metadados para Repositórios Digitais Voltados ao Ensino. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

CASTRO, L.; SOBRINHO, H.; OLIVEIRA, E.; CASTRO, A.; GADELHA, B. Um Sistema de Recomendação de Técnicas de Aprendizagem Colaborativa. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016.

CAZELLA, S.; BEHAR, P.; SCHNEIDER, D.; SILVA, K.; FREITAS, R. Desenvolvendo um Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem baseado em Competências para a Educação: relato de experiências. In: Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

CAZELLA, S.; CHAGAS, I.; BARBOSA, J.; REATEGUI, E. Um modelo para recomendação de artigos acadêmicos baseado em filtragem colaborativa aplicado à ambientes móveis. Revista Novas Tecnologias na Educação v. 6, n. 2, 2008.

CAZELLA, S.; NUNES, M.; REATEGUI, E. A Ciência da Opinião: Estado da arte em Sistemas de Recomendação. In: Anais do XXX Congresso da SBC, Belo Horizonte, 2010.

CETIC. BR. TIC Educação. Disponível em: .

COSTA, E.; AGUIAR, J; MAGALHÃES, J. Sistemas de Recomendação de Recursos Educacionais: conceitos, técnicas e aplicações. In: Anais da II Jornada de Atualização em Informática na Educação, 2013.

FEITOSA, D.; SILVA, V.; PARAGUAÇU, F.; LOPES, R. Recomendação Assistida por Computador para Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso: Baseada no Perfil Informacional e na Capacidade de Orientação Docente. Revista Informação & Sociedade UFPA. v. 21, n. 3, 2011.

FERREIRA, V; RAABE, A. LORSys - Um sistema de recomendação de objetos de aprendizagem no formato SCORM. Revista Novas Tecnologias na Educação V. 8 Nº 2, julho, 2010.

FERRO, M.; NASCIMENTO JÚNIOR, H.; PARAGUAÇU, F.; COSTA, E.; MONTEIRO, L. Um Modelo de Sistema de Recomendação de Materiais Didáticos para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

GOTARDO, R.; CEREDA, P.; HRUSCHKA JUNIOR, E. Predição do Desempenho do Aluno usando Sistemas de Recomendação e Acoplamento de Classificadores. In: Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

LICHTNOW, D.; GARIN, R.; PALAZZO, L.; LOH, S.; KAMPFF, A.; PRIMO, T.; OLIVEIRA, J.; LIMA, J. O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa. Revista Brasileira de Informática na Educação - v. 14 - n. 3, 2006.

MORAIS, E.; AMBRÓSIO, A. Mineração de textos. Relatório Técnico, pp. 30, Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás, 2007.

PEREIRA, C.; CAMPOS, F.; STRÖELE, V.; DAVID, J.; BRAGA, R. Extração de Características de Perfil e de Contexto em Redes Sociais para Recomendação de Recursos Educacionais. In: Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

PRIMO, T.; VICARI, R.; SILVA, J. Rumo ao Uso de Metadados Educacionais em Sistemas de Recomendação. In: Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2010.

REATEGUI, E.; BOFF, E.; CERON, R.; VICARI, R. Kurrupako: Um Agente Animado Sócio-afetivo Para Ambientes De Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação v. 4, n. 1, 2006.

REIS, G.; BARRÉRE, E. Recomendação Colaborativa de Conteúdos Educacionais para Dispositivos Portáteis. In: Anais do XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

REZENDE, P. BROAD-RS: arquitetura para recomendação de objetos de aprendizagem sensível ao contexto usando agentes e ontologia. 2014. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014, Minas Gerais, BR-MG.

SACCOL, A. Z.; REINHARD, N. Tecnologias de informação móveis, sem fio e ubíquas: definições, estado-da-arte e oportunidades de pesquisa. Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 4, p. 175-198, 2007.

SALES, A. Sistema de Recomendação Híbrido Ubíquo: Um sistema de recomendação para aprendizagem ubíqua no contexto da educação formal e informal. 2014. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2014, Rio Grande do Norte, BR-RN.

SIBALDO, M.; SALES, T.; CALADO, I.; BITTENCOURT, I.; COSTA, E. Mobile GraW: uma aplicação para dispositivos móveis baseada em comunidades virtuais de aprendizagem com suporte a recomendação. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2007.

SILVA, L.; NETO, F.; JÁCOME JÚNIOR, L. MobiLE: Um ambiente Multiagente de Aprendizagem Móvel para Apoiar a Recomendação Sensível ao Contexto de Objetos de Aprendizagem. In: Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011.

SINCLAIR, S.; ROCKWELL, G. Voyant Tools Help. Disponível em: .

TAROUCO. L. M. Mobile learning possibilidades e experiências. In: III Fórum EaD UFRGS/SEAD. Disponível em: Acesso em: Janeiro de 2018.

URNAU, E.; KIPPER, L. M.; FROZZA, R. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão com a técnica de raciocínio baseado em casos. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, 19(4), 118-135, 2014.

VIEIRA, F.; NUNES, M. DICA: Sistema de Recomendação de Objetos de Aprendizagem Baseado em Conteúdo. Revista Scientia Plena. v. 8, n. 5, 2012.

ZAINA, L.; BRESSAN, G.; CARDIERI, M.; RODRIGUES JR, J. e-LORS - Uma Abordagem para Recomendação de Objetos de Aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 20, n. 1, 2012.




DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.79624

Direitos autorais 2018 Informática na educação: teoria & prática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X