Análise das interações em uma ferramenta síncrona sob a ótica bakhtiniana

Autores

  • Claudia Zank UFRGS
  • Cristiani de Oliveira Dias UFRGS
  • Lilian Johann UNIVATES
  • Karla Marques da Rocha UFRGS
  • Evandro Alves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.7943

Palavras-chave:

Educação a distância, Interação, Análise

Resumo

Este artigo pretende analisar os aspectos dialógicos e autorais de conversas síncronas a partir dos conceitos de Mikhail Bakhtin. Para tanto, apresenta fundamentação teórica sobre o dialogismo, a relação dialogismo e autoria, e a análise de trechos de conversas em um ambiente telemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Zank, UFRGS

Mestranda em Educação - UFRGS. Especialista em Educação a Distância e-mail: claudiazank@gmail.com

Cristiani de Oliveira Dias, UFRGS

Mestranda em Educação/PPGEDU UFRGS. Especialista em Informática na Educação. Bacharel em Informática E-mails: cristianideoliveiradias@gmail.com

Lilian Johann, UNIVATES

Especialista em Liguagem, Ensino e Tecnologias (UNIVATES). Licenciada em Letras (UNIVATES)

Karla Marques da Rocha, UFRGS

Doutora em Informática na Educação Mestre em Educação karlarocha@terra.com.br

Evandro Alves, UFRGS

Doutor em Educação. Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2008-12-08

Como Citar

ZANK, C.; DIAS, C. de O.; JOHANN, L.; ROCHA, K. M. da; ALVES, E. Análise das interações em uma ferramenta síncrona sob a ótica bakhtiniana. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1982-1654.7943. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7943. Acesso em: 29 mar. 2024.