A Tecnologia aliada à Leitura de Textos Literários

Juracy Assmann Saraiva, Ernani Mügge, Seli Blume Alles

Resumo


Este artigo discute a utilização de recursos tecnológicos em atividades de análise de textos literários. Para tal, vale-se de uma experiência realizada em duas turmas de ensino médio, no município de Morro Reuter/RS. Por meio dos resultados da experiência, o artigo evidencia que formas inovadoras de trabalho com a literatura nessa etapa da educação básica rompem com a prática, ainda consagrada, do estudo da periodização, exemplificada com fragmentos de textos, ou da realização de provas de literatura, com base na leitura solitária, de obras de autores consagrados. Para o relato da experiência, situa-se, inicialmente, a tecnologia no contexto atual, buscando a elucidação do termo mídias e as funções atribuídas a elas, sem esquecer de refletir sobre o papel que professores e alunos assumem diante dos avanços tecnológicos. Em seguida, discute-se o papel da escola na formação do indivíduo, o papel do professor e da literatura e as estratégias de leitura. Por último, apresenta-se uma avaliação do trabalho.

Palavras-chave


Ensino médio; Literatura; Metodologia; Tecnologias

Texto completo:

Sem título PDF

Referências


ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

BETTEGA, Maria Helena Silva. Educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim: Edelbra, 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura – teoria e prática. 13ª edição, Campinas, SP – Pontes Editores, 2010.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6.ed. São Paulo: Ática, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 1999.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Person Preentice Hall, 2010.

MAURI, T. & ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais, perfil, condições e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MONEREO, C. & POSO, I. O aluno em ambientes virtuais, condições, perfil e competências. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as novas tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria e prática. Porto Alegre, v. 3, nº 1, 2000.

MORAN, José Manuel. As múltiplas formas do aprender. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista /Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008

MORAN, José Manuel. Novos desafios para o educador. Disponível em . Acessado em 20 nov. 2016

POZO, Juan Ignacio. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. In: SALGADO, Maria Umbelina Caiafa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista /Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. P. 29-33.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura das mídias. São Paulo: Experimento, 1992.

SARAIVA, J. A. A indissociabilidade entre língua e literatura no ensino fundamental: uma metodologia integradora. In: SARAIVA, J. A.; MÜGGE, E. Literatura na escola: Propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SETTON, Maria da Graça. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2010.

SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 4ª edição – São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec Editora, 2007.




DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.77154

Direitos autorais 2017 Informática na educação: teoria & prática

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X