Narrativas visuais, identidade e tecnologia: a iniciação científica no ensino médio

Esequiel Rodrigues Oliveira

Resumo


Este artigo apresenta o projeto de Pesquisa CAp
Identidade: espaço e memória virtual, que investiga uma
proposta de aprendizagem baseada na construção do conhecimento
numa perspectiva autônoma. Tal investigação
tem como propósito desenvolver estudos que contribuam
para a reflexão sobre currículo em torno da formação crítica
e instrumental em linguagem visual e tecnologia, como
parte da escolarização básica. Para isso utiliza a metodologia
de projeto de Iniciação científica com estudantes do
Ensino médio. O plano de trabalho é executado pelos jovens
pesquisadores assistidos por orientação acadêmica e
inclui pesquisa de campo do tipo qualitativo. O projeto de
pesquisa tem por objetivo específico contribuir para a consolidação
da identidade do CAp – Universidade do Estado
do Rio de Janeiro (UERJ), através da criação de objetos que
ampliam o olhar sobre a memória e o patrimônio afetivo
de seus sujeitos, construídos nos diferentes ambientes do
espaço escolar. Espera-se que a pesquisa apresente como
resultado a construção de acervo de objetos virtuais (modelos)
sobre o tema imagem, memória e educação.

Texto completo:

PDF () PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.7134

Direitos autorais



INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X