MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Maria Suzana Marc Amoretti PGIE - UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco FACED-UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.6412

Palavras-chave:

modelização conceitual, cognição, EAD, aprendizagem, mapa conceitual, trabalho colaborativo..

Resumo

Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.

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Publicado

2000-05-31

Como Citar

AMORETTI, M. S. M.; TAROUCO, L. M. R. MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.22456/1982-1654.6412. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412. Acesso em: 28 mar. 2024.