MAPAS CONCEITUAIS: MODELAGE COLABORATIVA DO CONHECIMENTO

Maria Suzana Marc Amoretti, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos.

Palavras-chave


modelização conceitual; cognição; EAD; aprendizagem; mapa conceitual; trabalho colaborativo..

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DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.6412

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INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: teoria & prática. e-ISSN: 1982-1654 ISSN Impresso:1516-084X